Lançamento do PROVE na região de Mafra

2009-06-26

19 e 20 de Junho de 2009

Os cabazes do projecto PROVE - Promover e Vender chegaram a duas freguesias do concelho de Mafra - Gradil e Ericeira - com a colaboração da Casa do Povo do Gradil e das Juntas de Freguesia do Gradil e da Ericeira.

A entrega dos cabazes teve lugar no Gradil entre as 18h00 às 19h00 de sexta-feira, num espaço disponibilizado pela Casa do Povo do Gradil em colaboração com a Junta de Freguesia. No Sábado de manhã a divulgação decorreu na Ericeira com o apoio da Junta de Freguesia. O projecto PROVE esteve presente na praça mais emblemática da Ericeira, o Jogo da Bola/Praça da República, num espaço montado para a ocasião. O PROVE vem complementar uma iniciativa da Junta de Freguesia, designada «Menu Km Zero», em que os restaurantes da Ericeira são abastecidos preferencialmente por produtos da região. Verificou-se grande interesse e curiosidade por parte dos consumidores, tendo sido rapidamente vendidos os cabazes promocionais e feitas encomendas para o próximo Sábado.

Na Ericeira, como forma de divulgação, para além dos cabazes são também vendidos separadamente dois produtos: alface (0,5€/unidade) e tomate (0,5€ cada 3 a 4 unidades). A venda de alface e tomate, sendo produtos de grande procura nesta fase do ano, permite uma maior aproximação de consumidores e de curiosos.

O apoio da Junta de Freguesia da Ericeira tem sido muito importante - o estrado usado na primeira semana foi alargado, para permitir maior espaço e visibilidade, e foram colocados chapéus de sol.

Caso tenha casa na Ericeira, o consumidor pode optar por receber o seu cabaz em casa, entregue por um veículo da Junta de Freguesia, movido a biodiesel, com origem em óleo recolhido na Ericeira. Esta solução permite envolver pessoas de mais idade e/ou que têm dificuldade em transportar o cabaz, e o elo entre o produtor e o consumidor não foi quebrado, pois todos os consumidores que optaram por receber em casa, vierem primeiro ao Largo pagar o cabaz, e aproveitaram a manhã para continuar as suas compras e os seus passeios. As entregas em casa ocorrem entre as 12h e as 13h, após o horário de entrega que decorre das 9h às 12h no largo do Jogo da Bola.

Na Ericeira, o PROVE tem estado associado a outras iniciativas de carácter ambiental (recolha de rolhas, recolha de pilhas), de forma a não surgir isolado na rua e beneficiado do empenho da Junta de Freguesia.

O PROJECTO PROVE

O projecto PROVE - Promover e Vender, desenvolvido no âmbito da Iniciativa Comunitária EQUAL, pretendeu desenvolver e testar um sistema de comercialização de proximidade de produtos agrícolas. Numa primeira fase a parceria do projecto trabalhou com um grupo de pequenos produtores dos concelhos de Palmela e Sesimbra, para melhorar o escoamento das suas produções. Os bons resultados alcançados permitiram replicar a experiência noutros territórios. Actualmente a metodologia PROVE está já em pleno funcionamento nos concelhos de Paredes, Lousada, Penafiel, Paços de Ferreira, Montemor-o-Novo e Mafra, prevendo-se ainda a adesão de novos territórios brevemente.

A Rede PROVE é composta por diversos agentes locais dos territórios envolvidos.

Para mais informações: www.prove.com.pt


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Evento de encerramento do projeto "Encosta Viva"

2022-10-05, Urbanização Encosta da Barata, Abrantes

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]