Laboratório de produção de eventos comunitários

2017-04-13

Promovido pela Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM), em parceria com os municípios de Albergaria-a-Velha, Gondomar, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e Valongo, o projeto Há Festa na Aldeia (HFA) quer provocar a participação ativa das populações locais, através do estímulo de usos e costumes, tradições culturais e gastronómicas.

Autointitula-se um projeto pioneiro de desenvolvimento do território e assenta fundamentalmente em cinco eixos – valorização do património natural e paisagísticos; reforço do tecido económico e criação de emprego; desenvolvimento do sector turístico; valorização do património rural; melhoria dos serviços sociais e culturais –, com vista à preservação da identidade local e do incentivo ao sentimento de pertença das populações residentes, suscitando uma atitude proativa de integração nos projetos para alcançar uma nova e duradoura qualificação destas povoações que fazem parte da rede “Aldeias de Portugal”.

No âmbito do eixo Melhoria dos Serviços Sociais e Culturais, a ADRITEM decidiu promover o workshop/laboratório de produção de eventos comunitários para todos os interessados na produção de eventos, que vai decorrer nos dias 29 de abril e 6, 20 e 27 de maio, em Oliveira de Azeméis.

O laboratório visa o domínio das competências e conhecimentos básicos para  organizar e gerir um evento de pequena/ média dimensão, consubstanciado com a capacidade de avaliar projetos de organização de eventos; com a determinação do impacto do evento na comunidade local; e com a implementação de um sistema de gestão da qualidade de eventos. Após as 25 horas de formação, o laboratório de produção de eventos comunitários encerra com um estágio obrigatório em pelo menos uma das aldeias anfitriães dos festivais HFA  2017.

Para mais informações consultar em hfa@adritem.pt | https://www.facebook.com/hafestanaaldeia/


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]