Jornadas Técnicas de Auscultação

2023-06-23

No âmbito do processo de construção da Estratégia de Desenvolvimento Local, para o próximo período de programação, a Douro Superior – Associação de Desenvolvimento, realiza no dia 27 de junho, às 10h30 na Torre de Moncorvo, e às 15h00 em Vila Nova de Foz Côa, as Jornadas de Técnicas de Auscultação.

As Jornadas irão percorrer o território, identificando as oportunidades a potenciar, as fragilidades a serem corrigidas e os eixos estratégicos de intervenção, através de uma reflexão orientada, serão debatidos: uma visão de futuro e desafios estratégicos para o território; os eixos chave de intervenção; potenciais projetos-âncora; e uma matriz para trabalho em rede, como motor de implementação da estratégia.


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]