2023-05-19
Os legumes, as frutas e os produtos alimentares transformados na zona do Pinhal vão estar novamente disponíveis nos "Quintais nas Praças do Pinhal". A iniciativa da Pinhal Maior em parceria com os Municípios de Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei, irá recomeçar em junho, mantendo itinerância pelos cinco concelhos, ao 2.º domingo de cada mês.
As datas e locais previstos são os seguintes:
A iniciativa consiste num mercado de produtos frescos e de artesanato que reúne produtores dos concelhos do território de intervenção da Pinhal Maior.
O projeto visa dar aproveitamento e escoamento aos produtos excedentes da agricultura familiar, oriundos dos cinco concelhos, melhorando as condições de algumas famílias que, não vivendo diretamente da agricultura, podem encontrar nestes mercados uma mais-valia e reforço da economia familiar. Além disso, estes mercados são uma montra de produtos locais que permitem mostrar um pouco do que se faz na região do Pinhal, valorizando o que é endógeno.
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]