2011-09-16

2011
Ideia de projeto de cooperação da Rede Rural de Auvergne (França) que pretende melhorar o inglês dos atores rurais e, ao mesmo tempo, proporcionar visitas a projetos da região.
Com início previsto para novembro (2011), o projeto prevê a participação de 30 pessoas de GAL e beneficiários de projetos no curso (3 dias), centrado em vocabulário relacionado com a temática da cooperação para o desenvolvimento rural.
Em termos práticos, durante a manhã (em contexto de sala) estuda-se e pratica-se o inglês no contexto da cooperação numa determinada área (turismo, produtos locais, por exemplo), e à tarde visita-se (em inglês) um projeto enquanto boa prática de desenvolvimento rural.
Acima de tudo, é uma forma de promover a cooperação transnacional e disseminar boas práticas de desenvolvimento rural.
Interessado(a)s?
Ver Ficha de Projeto, abaixo.
Contactar Séverine Bressaud: severine.bressaud@eureka21.eu
Documentos Anexos:
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]