2024-12-27
Foi inaugurado, no dia 27 de dezembro, o Museu da Herança Rural do Urjal, no concelho de Amares. Este projeto foi promovido pela Câmara Municipal de Amares em colaboração com a União de Freguesias de Seramil, Vilela e Paredes Secas, tendo sido apoiado no quadro da abordagem LEADER, pelo Grupo de Ação Local ATAHCA.
O objetivo do Museu é atrair mais visitantes à localidade, conhecida pelo evento Urjalândia, que atrai milhares de pessoas no final do mês de dezembro. O espaço permite a interpretação do que era uma casa agrícola tradicional, numa aldeia onde a agricultura desempenha um papel importante, sendo conhecida pela produção de laranja de Amares, azeitona galega e feijão miúdo de olho verde, raro e quase em extinção.
É ainda objetivo tirar partido da proximidade da aldeia aos Caminhos de São Bento da Porta Aberta, da Geira Romana (Via XVIII) e dos Caminhos da Abadia, criando um novo ponto turístico na região.
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]