2013-08-27

A apresentação pública do projeto acontece de 4 a 11 de setembro através de uma série de seminários promovidos pela PRIVETUR - Associação Portuguesa de Turismo em Espaço Rural.
- 4 de setembro, Évora (10h) e Grândola (15h)
- 5 de setembro, Aveiro (10h) e Arouca (15h)
- 10 de setembro, Mangualde (15h)
- 11 de setembro, Arcos de Valdevez (15h)
Promover o Turismo Rural, pela criação de um portal que divulgue o destino e a oferta do país, explorando o potencial criado com as novas tecnologias de comunicação e as novas procuras turísticas, é o objetivo do projeto In TuR.
Ao mesmo tempo, pretende-se incentivar a promoção do trabalho em parceria e a participação em redes internacionais do sector, incorporando boas práticas existentes, com impacto positivo na procura turística e na promoção da competitividade das empresas no mercado global.
O In TuR é cofinanciado pelo QREN no âmbito do Programa Operacional Fatores de Competitividade.
Mais informações e inscrições através do e-mail privetur@turismorural.pt.
Ver anexo.
Documentos Anexos:
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]