In Loco apoia Movimento contra o Desperdício Alimentar

2016-05-02

No âmbito do projeto “Não Desperdice o Nosso Futuro”, a Associação In Loco e a Câmara Municipal de Loulé realizam a 8 de Maio, com início às 10 horas no mercado municipal, um dia dedicado ao combate ao desperdício alimentar.

Integrado na semana de celebração do dia do Município, serão dinamizadas atividades que desafiam a adoção de um estilo de consumo mais responsável, sensibilizando a população sobre os impactos do desperdício e como este pode ser minimizado no nosso quotidiano.

Simultaneamente serão apresentados alguns dos resultados do projeto "Não Desperdice o Nosso Futuro", nomeadamente a carta europeia de jovens e autarcas (em anexo) para o combate ao desperdício alimentar e o relatório de rastreabilidade do desperdício no concelho de Loulé. 

A carta europeia resulta de um compromisso realizado entre participantes dos países de origem dos parceiros do projeto, aprovada na Expo Milão, em Outubro de 2015; o relatório de rastreabilidade do município de Loulé apresenta-se como um trabalho pioneiro ao nível nacional, que procura medir o desperdício e as perdas nas várias fases da cadeia alimentar.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Jornadas do Mundo Rural 2024

2024-02-29 a 2024-03-01, Alcoutim

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]