2010-12-01

Nos dias 2 e 3 de Dezembro de 2010, a ADREPES promoveu os II Encontros Europeus de LEADER periurbanos, no Fórum Cultural de Alcochete. Este evento reuniu cerca de 120 participantes de 8 nacionalidades e contou com um conjunto de peritos, nacionais e estrangeiros, que apresentaram a sua visão e contributos para ultrapassar os constrangimentos destes territórios.
Os Encontros produziram uma ampla reflexão e apontaram algumas pistas sobre o que há a fazer:
- Acções de planeamento e ordenamento do território, de forma a preservar espaços ambientalmente sensíveis e de melhor qualidade para a agricultura;
- Desenvolvimento de soluções que permitam criar mais-valias nos produtos locais e melhorar a sua distribuição;
- Qualificação dos serviços para as populações rurais.
Face à reforma da PAC e à discussão sobre o próximo período de programação financeira até 2020, António Pombinho, presidente da ADREPES, considera que o futuro dos territórios periurbanos depende em grande medida «daquilo que nós e os nossos parceiros formos capazes de fazer»:
- Os municípios ao nível do ordenamento do território e da definição e execução de políticas de desenvolvimento regional e local.
- As associações de carácter económico, na definição e execução de projectos de desenvolvimento sectorial adequados à realidade.
- As associações e entidades das áreas ambiental, social e cultural com projectos que defendam e enquadrem estes territórios.
António Pombinho considera que a resposta para os problemas das áreas periurbanas deve ser assumida por parcerias alargadas e representativas dos territórios, com estratégias definidas de forma participada e assumida pelos parceiros, de acordo com a denominada metodologia LEADER.


Na sessão de abertura estiveram presentes Luís Franco, Presidente da Câmara Municipal de Alcochete e Nuno Russo, Director Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo.
No primeiro dia de trabalhos, a seguir às comunicações dos oradores, os participantes visitaram alguns exemplos de sucesso situados na Península de Setúbal, que souberam tirar partido das potencialidades decorrentes da sua localização periurbana, como são os casos da Adega José Maria da Fonseca, Quinta do Alcube e projecto PROVE. Foi-lhes ainda dado a conhecer o projecto associado à Salina do Brito, em Alcochete.
No segundo dia, durante a manhã, realizaram-se três oficinas subordinados às temáticas "Ordenamento dos territórios periurbanos", "Comercialização de proximidade" e "Territórios periurbanos - qualificação dos serviços e infraestruturas".
Cada workshop contou com dois oradores, que vieram apresentar «estudos de caso» sobre os temas.
Seguiu-se debate, conduzido pelo jornalista Raul Tavares, com os deputados Ilda Figueiredo, pelo PCP, Luís Rodrigues, pelo PSD, Nuno Magalhães, pelo PP e Raul Prudêncio, pelo PS.
Rui Barreiro, Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural encerrou os trabalhos dos II Encontros Europeus de Leader Periurbanos.
Todas as intervenções e apresentações dos oradores podem ser consultadas em www.adrepes.pt/eventos
Artigo da responsabilidade da ADREPES
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]