I Encontro Nacional PROVE

2010-11-12

11 de Novembro 2010, pelas 11h30, Biblioteca Municipal de Palmela

No âmbito do projecto PROVE - Promover e Vender realizou-se o I Encontro Nacional PROVE, evento que reuniu produtores, Grupos de Acção Local e técnicos que partilham esta metodologia, fazendo o ponto situação do projecto, definindo a estratégia de actuação para o futuro e promovendo a partilha e o intercâmbio de experiências.

O projecto PROVE - Promover e Vender, apoiado pela cooperação interterritorial do PRODER, visa a promoção de novas formas de comercialização de circuito curto, nomeadamente de produtos agrícolas, entre pequenos produtores e consumidores, contribuindo para o escoamento dos produtos locais e para as relações de proximidade entre quem produz e quem consome.

O encontro culminou com a entrega dos contratos de financiamento aos 8 GAL envolvidos no projecto, no quadro da acção 3.4.1 - Cooperação interterritorial do PRODER, por parte do Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas.

Dar resposta às solicitações para a criação de novos núcleos PROVE e acrescentar novas fontes de receita ao rendimento dos agricultores são os objectivos do projecto apoiado pelo subprograma 3 do PRODER, cujo contrato de financiamento foi entregue por António Serrano, Ministro da Agricultura Desenvolvimento Rural e Pescas, aos 8 GAL envolvidos no processo.

A cerimónia decorreu durante o I Encontro Nacional PROVE, que reuniu em Palmela, no dia 11 de Novembro agricultores, consumidores e técnicos das entidades que estão a implementar esta metodologia de comercialização de proximidade.

O projecto prevê um financiamento que ascende a 400 mil euros para a criação e desenvolvimento de núcleos PROVE nos territórios do Vale do Minho, Vale do Sousa, Baixo Tâmega, Entre Douro e Vouga, Ribatejo Interior, Península de Setúbal, Alentejo Central e Interior Algarvio.

Site do Projecto: www.prove.com.pt


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Jornadas do Mundo Rural 2024

2024-02-29 a 2024-03-01, Alcoutim

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]