I Encontro Clube Aldeias de Portugal

2011-12-12

O evento, promovido pela PROBASTO e ATA, no âmbito do projeto de cooperação LEADER Aldeias de Portugal, permitiu partilhar iniciativas de sucesso e boas práticas de valorização e dinamização dos núcleos rurais.

O auditório do Centro Hípico de Vinha de Mouros, em Cabeceiras de Basto, foi o local escolhido para a realização deste I Encontro Clube Aldeias de Portugal, no passado dia 29 de novembro 2011.

O evento, enquadrado nas ações de dinamização do projeto de cooperação LEADER Aldeias de Portugal - que junta as Associações de Desenvolvimento Local ADER-SOUSA, ADRIL, ADRIMAG, ADRIMINHO, ADRITEM, ATAHCA, DOLMEN, PROBASTO, SOL DO AVE, ADRAT, BEIRA DOURO, CORANE, DESTEQUE, DOURO HISTÓRICO, DOURO SUPERIOR -, foi promovido pela Associação de Desenvolvimento Rural de Basto (PROBASTO) e Associação do Turismo de Aldeia (ATA).

De encontro aos objetivos da organização, o encontro juntou pela primeira vez no mesmo espaço o testemunho de três reconhecidos projetos nacionais ligados ao desenvolvimento, promoção e valorização de núcleos rurais, que potenciam a promoção de um turismo de aldeia diferenciado sustentado na valorização das características intrínsecas dos territórios que representam: Aldeias de Portugal, Aldeias do Xisto e Aldeias Históricas de Portugal.

No caso das Aldeias de Portugal, foram abordados quatro casos de sucesso e boas práticas: Aldeia da Branda D»Aveleira; Aldeia de Quintandona; Aldeia de Picote; Aldeia de Mezio.

Além de possibilitar a partilha de iniciativas de sucesso e boas práticas desenvolvidas no âmbito da valorização e dinamização dos núcleos rurais, o encontro permitiu identificar não só os fatores de sucesso mas os obstáculos ao desenvolvimento dos projetos, reunir elementos aplicados em cada um dos agentes e territórios envolvidos, bem como identificar os pontos em comum e as diferenças na perspetiva de transferir novas metodologias entre territórios.

O conceito Clube Aldeias de Portugal foi criado na extensão da rede das aldeias classificadas com a marca «Aldeias de Portugal», com o objetivo de agregar agentes económicos ao nível do alojamento, restauração, pontos de venda/oficinas de artesanato típicos e animação turística e /ou ambiental, assim como agentes políticos, sociais e culturais dos territórios abrangidos.

A Associação de Turismo de Aldeia (ATA) é uma associação de âmbito nacional, constituída em 1999, que tem como missão a promoção do turismo de aldeias rurais ímpares e a revitalização do mundo rural, através da defesa da preservação das tradições, do património arquitetónico, ambiental e cultural, uma vez que constituem os bens e serviços de qualidade excecional destes locais.

Atualmente, a rede Aldeias de Portugal é constituída por 46 aldeias do Entre-Douro-e-Minho e Trás-os-Montes já classificadas, encontrando-se mais 33 em fase de classificação.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Jornadas do Mundo Rural 2024

2024-02-29 a 2024-03-01, Alcoutim

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]