GRATER elege os novos Órgãos Sociais

2015-12-18

Realizou-se no passado dia 15 de Dezembro, na Casa das Tias, a Assembleia-geral da GRATER. Osório Silva, Presidente do Conselho de Administração, destacou a importância da entidade no crescimento económico dos Açores, através do apoio a investimentos que contribuem para a valorização da produção local e promoção do emprego.

I12569-IMA.JPG

O turismo foi um dos fatores tidos como determinantes no crescimento económico da região, considerando-se que este deve ser potenciado, através da criação de condições para a captação de mais turistas. “É importante referir que já existem algumas empresas que têm contribuído para a dinamização do turismo de natureza, designadamente as empresas de observação de cetáceos, mergulho e desportos náuticos. Por isso, acredito que estamos no bom caminho para aumentar a ocupação turística nos Açores”, evidenciou.

O presidente recordou ainda outro desafio para a GRATER, o qual reside na criação de um GAL-Pescas (Grupos de Ação Local - Pescas), que deverá potenciar o setor piscatório, fulcral para a região.

Foram apresentados na Assembleia-geral os novos órgãos sociais, tendo o Município de Angra do Heroísmo, representado pelo vereador Guido Teles, sido eleito como novo presidente do Conselho de Administração.

O Conselho de Administração é ainda constituído pelo Município da Praia da Vitória, representada por Osório Silva e Associação de Jovens Agricultores Terceirenses, representada por Anselmo Pires, como vice-presidentes; Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, representada por Carla Bretão Martins, como tesoureira; Associação Juvenil da Ilha Terceira, representada por Décio Santos, como secretário e, Escola Profissional da Praia da Vitória, representada por Domingos Borges e João Henrique Cota, como suplentes.

A mesa da Assembleia-geral é formada pelo Município de Santa Cruz da Graciosa, representado por Manuel Avelar Santos, como presidente; Associação de Agricultores da Graciosa, representada por João Picanço, como vice-presidente; e Associação dos Jovens Agricultores Graciosenses, representada por George Lobão, como secretário.

O Conselho Fiscal integra José Almerindo Costa, como presidente; “Os Montanheiros”, representado por Paulo Barcelos; Freguesia da Ribeirinha, representada por António Toste; e como suplentes Freguesia de Santa Cruz, representada por Carlos Armando da Costa e Gilberto Vieira.

 

 


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]