GRATER - Duas décadas de Desenvolvimento Regional

2015-09-16

Revista “Olhar o mundo rural”, lançada em agosto de 2015 pela GRATER, destaca a comemoração dos 20 anos de existência da associação.

O 20º aniversário foi assinalado com uma cerimónia no Teatro Angrense, reunindo associados e entidades das ilhas Terceira e Graciosa, e serviu para homenagear todos os membros da GRATER que “deram o seu contributo, dedicação e empenho pessoal em prol do desenvolvimento rural”, bem como reconhecer a importância dos projetos desenvolvidos por entidades públicas e privadas e que se traduzem na melhoria da prestação de serviços à comunidade. No encerramento da cerimónia, o Secretário Regional da Agricultura e do Ambiente, Luís Neto Viveiros, referiu que o trabalho dos Grupos de Ação Local, como a GRATER, é preponderante “no conjunto das políticas públicas de desenvolvimento local”.

I12389-FOTO.JPG

No editorial deste número da revista “Olhar o mundo rural”, Osório Silva, presidente da GRATER, refere que o nascimento da associação tinha como objetivos a promoção e o apoio a projetos desenvolvidos nos concelhos de Santa Cruz da Graciosa, Praia da Vitória e Angra do Heroísmo, e como missão o desenvolvimento rural do território e a melhoria de condições de vida dos seus habitantes. O presidente da GRATER, considera o balanço destas duas décadas positivo, refletindo-se no aumento das parcerias, nas taxas de execução bastante satisfatórias dos programas geridos, nos mais de 500 projetos apoiados, e nas empresas e postos de trabalho criados.

Para além de um vasto conjunto de notícias sobre o desenvolvimento rural nas ilhas Terceira e Graciosa e alguns exemplos de projetos apoiados e desenvolvidos pela GRATER, a revista conta ainda com uma a entrevista a Regina Lopes, presidente da Federação Minha Terra. Regina Lopes refere o trabalho desenvolvido pela Federação nos últimos 15 anos, destacando a nível interno, a capacitação das organizações através do trabalho em rede e da cooperação, e a nível externo, os contributos para a construção e aplicação de políticas públicas mais ajustadas às necessidades e aspirações dos territórios rurais. A presidente da Minha Terra assinala também a importância das ADL no atual panorama económico e social do país, salientando que o percurso da GRATER ilustra bem a relevância destas organizações nos territórios com características tão específicas como os dos Açores.

Revista "Olhar o Mundo Rural", Nº 2, em anexo.

 


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]