GAL MONTE assina Protocolo com os Promotores da ELD do Alentejo Central

2010-04-21

A 27 de Abril de 2010 pelas 17h00, decorre no Monte das Oliveiras, em Arraiolos, a celebração de um protocolo de colaboração entre o GAL MONTE, a Rede de Gabinetes de Intervenção Rural e os promotores dos projectos aprovados no âmbito dos concursos abertos em 2009 à Medida 31 - Diversificação da Economia e Criação de Emprego, do SP3 do PRODER/Abordagem Leader.

Com o presente protocolo pretende-se afirmar a validade da Abordagem LEADER no Desenvolvimento Rural e a importância das relações e da proximidade dos Actores Locais na dinamização das suas estratégias de

desenvolvimento.

O GAL - MONTE - Desenvolvimento Alentejo Central, ACE apresentou, a 16 de Julho de 2008, em parceria com 27 entidades da região do Alentejo Central, uma Estratégia Local de Desenvolvimento para a revitalização económica e social da Região do Alentejo Central e que tem por objectivos principais:

- Diversificar o tecido económico local, através da incorporação de novas procuras e de actividades emergentes que concorram para a criação de emprego;

- Promover a recuperação e conservação do património como factor de identidade e atractividade do território;

- Aumentar a acessibilidade da população rural a serviços essenciais à comunidade;

- Reforçar a governança e parcerias locais, através do aprofundamento das sinergias de intervenção dos diferentes agentes no território, de modo a obter ganhos nos factores de contexto local.

A implementação da estratégia assenta nos princípios de subsidariedade e de proximidade local, actuando o GAL MONTE através de uma REDE de Gabinetes de Intervenção Rural, cuja principal função é a de dinamizar a referida estratégia, através da disponibilização de informação, acompanhamento e apoio técnico aos promotores da estratégia de desenvolvimento.

Os promotores de candidaturas ao Sub-Programa 3 do PRODER são parceiros da estratégia local de desenvolvimento e contribuem com os respectivos projectos, para alcançar os objectivos definidos.

No âmbito da referida Estratégia Local e dos Avisos de Concurso abertos a 17 de Agosto de 2009, foram seleccionados e aprovados 30 Projectos que representam um investimento na ordem dos 4.279 mil euros o que representa um apoio do PRODER na ordem 2.433 mil euros, a criação de 39 novos postos de trabalho e a manutenção de 7 empregos, na Região do Alentejo Central.

Entre o GAL, os Promotores da Estratégia Local e a Rede de Gabinetes é celebrado um protocolo individual de articulação com vista a apoiar o promotor em todos os aspectos relacionados com a implementação do seu projecto que é uma parte fundamental para o desenvolvimento rural da Região do Alentejo Central.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Jornadas do Mundo Rural 2024

2024-02-29 a 2024-03-01, Alcoutim

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]