GAL do Alentejo na OVIBEJA

2011-05-04

Com «Todo o Alentejo deste mundo», está aí mais uma OVIBEJA. Numa iniciativa conjunta, os GAL marcam presença em mais esta edição da OVIBEJA, de portas abertas até domingo, 8 de maio 2011, no Parque de Feiras de Exposições de Beja.

À semelhança de anos anteriores, os GAL do Alentejo - ADER-AL, ADL, ALENTEJO XXI, LEADERSOR, MONTE, ROTA DO GUADIANA, TERRAS DENTRO e ESDIME e ainda Terras do Baixo Guadiana (abrangendo freguesias do concelho de Mértola), associaram-se ao evento, em mais uma ação de divulgação e promoção das respectivas Estratégias Locais de Desenvolvimento que enquadram a intervenção LEADER no PRODER.

Sábado, dia 7, é o grande dia. À tarde, o stand dos GAL vai encher-se de sons, cores e sabores do Alentejo. Degustação de produtos regionais e atuações de grupos corais estão previstas a partir das 17 horas.

A OVIBEJA, como também já vem sendo hábito, apresenta um vasto programa de colóquios e debates ao longo dos quatro dias. Amanhã, sexta-feira, 6 de maio, o destaque vai para o colóquio sobre «Orçamento da UE e PAC pós 2013: Um desafio para o Alentejo».

Programado para o auditório do NERBE, às 15h, o colóquio conta com comunicações de vários deputados europeus, do coordenador-adjunto do Observatório do QREN e do presidente da CCDR Alentejo, e moderação do consultor do Gabinete do Primeiro-Ministro para as Questões da Agricultura.

O olival e o azeite são temas também em foco no auditório do NERBE, sábado, 7 de maio, às 11h, num colóquio dedicado a «Estratégias para a Valorização do Azeite», presidido pelo Diretor Executivo do Conselho Oleícola Internacional.

O azeite volta a merecer destaque, por volta das 13h, no Pavilhão Azeite Alentejo, na cerimónia de entrega dos prémios do I Concurso Internacional de Azeite Virgem extra «Prémio Ovibeja», que excedeu as expectativas da organização, com a apresentação de mais de 40 azeites provenientes de todas as regiões produtoras nacionais, disponíveis para sessões de provas conduzidas pela Casa do Azeite.

Tendo como tema central o Ano Internacional das Florestas, a 28ª OVIBEJA assinala a efeméride com uma exposição temática e interativa «Florestas para todos», na Alameda principal do recinto da feira, e uma série de workshops «Ciência das Florestas» desenvolvidos pelo Centro de Ciência Viva das Florestas e pela Fábrica - Centro de Ciência Viva de Aveiro.

Depois, a 28ª OVIBEJA - a Grande Feira do Sul (como já é conhecida) - é sinónimo de concursos, exposições de gado, corridas de toiros, demonstrações equestres, artesanato, comércio e provas desportivas, num vasto programa onde não faltam espetáculos e concertos para animar as famosas «Ovinoites».

Local de festa, cidadania, troca de experiências, negócio e debate, a OVIBEJA é um dos eventos mais bem sucedidos e mediáticos do panorama nacional.

Começando por ser um certame essencialmente agropecuário, a OVIBEJA - organizada pela ACOS - Associação de Criadores de Ovinos do Sul - é, ao fim de 28 edições, a maior feira de atividades económicas do sul do país.

Com uma forte matriz na cultura ancestral do Alentejo, a OVIBEJA acolhe todos os anos mais de um milhar de empresas e entidades participantes e é visitada por mais de 300 mil pessoas.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]