GAL BIS 2020 aprova abertura de candidaturas LEADER

2016-07-15

Realizou-se nas instalações da ADRACES, a reunião da Assembleia de Parceiros e do Órgão de Gestão do GAL BIS 2020, tendo sido aprovados os avisos de candidatura às medidas: 10.2.1.1 - “Pequenos Investimentos nas Explorações Agrícolas” e 10.2.1.2 - “Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas”.

As candidaturas a estas medidas decorrem entre o dia 1 de agosto e 15 de setembro de 2016.

Novidade neste quadro comunitário, a ação “Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola” tem como objetivos a melhoria das condições de vida, de trabalho e de produção dos agricultores, e a modernização e capacitação das empresas do setor agrícola.

A ação “Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas visa a modernização e capacitação das empresas de transformação e comercialização de produtos agrícolas.

Com uma dotação orçamental total de 5.414.809,86€, o GAL BIS 2020 será responsável pela gestão e implementação de projetos do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), do Fundo Social Europeu (FSE) e da Medida 10 – LEADER do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER).

I12762-IMGX6118.JPG

A reunião serviu também para debater algumas das alterações introduzidas com a implementação do novo quadro comunitário, nomeadamente a redução das dotações orçamentais atribuídas aos DLBC Rurais, e a impossibilidade da ADRACES não poder apoiar, pela primeira vez, o associativismo local, os serviços de proximidade e as instituições de solidariedade social.

Joaquim Morão, presidente da ADRACES, deixa uma mensagem de esperança para os setores não abrangidos: “Só depois do arranque em pleno da aplicação dos fundos, poderemos começar a pensar em ajustes, consoante o comportamento do mercado. Acredito que, sobretudo no que ao associativismo diz respeito, ainda vamos conseguir alterações na primeira revisão do programa”.

Na reunião foram  aprovados o Regulamento Interno da Parceria Territorial GAL BIS 2020, a nomeação do Órgão de Gestão, o Manual de Procedimentos do GAL BIS 2020 e a delegação de competências do Órgão de Gestão no Coordenador da Equipa Técnica Local.

O GAL BIS 2020 é uma parceria formada por representantes locais dos setores público e privado do território de intervenção da ADRACES, representativa das atividades socioeconómicas e com uma estratégia de desenvolvimento própria, denominada EDL. Entidade de implementação no território dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI), o GAL  tem como fim a execução de estratégias locais integradas e multissetoriais de desenvolvimento local destinadas à Beira Interior Sul.






[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]