Gabinete Intermunicipal de Apoio às Vítimas de Violência da Beira Serra entra em funcionamento

2021-11-25

Entrou em funcionamento o Gabinete Intermunicipal de Apoio às Vítimas de Violência da Beira Serra (GIAV Beira Serra), dinamizado pela ADIBER, em estreita parceria com os Municípios de Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua. Esta estrutura surge no âmbito do Projeto “Beira Serra: Sim à Igualdade, Não à Violência!”.

Segundo a ADIBER, este Gabinete vem colmatar uma lacuna transversal relacionada com a ausência de uma estrutura de atendimento, apoio e acolhimento de vítimas de violência doméstica, sendo um projeto de intervenção em rede no âmbito do combate esta problemática, com o intuito de atuar igualmente ao nível da prevenção e sensibilização da comunidade, contribuindo para a diminuição do número de casos de violência doméstica neste território.

O GIAV Beira Serra, que funcionará de forma descentralizada nos 4 Municípios da área de intervenção, será dinamizado por 2 Técnicas com formação específica na temática da violência e do apoio à vítima, que atuam em regime de exclusividade, confidencialidade e em estreita proximidade junto dos destinatários prioritários, as vítimas de violência doméstica.

A intervenção da estrutura consitirá em atendimento e acompanhamento das vítimas de violência doméstica, garantindo respostas integradas de emergência e encaminhando-as para as respostas mais adequadas, identificação e qualificação dos principais problemas existentes e promover as soluções adequadas às problemáticas existentes, participação e promoção de ações de sensibilização sobre a violência doméstica e promoção de ações que confiram mais visibilidade a este fenómeno e que visem gerar mais responsabilidade sobre o papel a desenvolver por cada cidadão.

No próximo dia 9 de Dezembro, em Oliveira do Hospital, decorrerá a assinatura do Protocolo de territorialização da Rede Nacional de Apoio às Vitimas de Violência Doméstica numa sessão presidida pela Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, o qual permitirá reforçar a ação desenvolvida por este Gabinete, integrando-o numa ampla rede multidisciplinar e transversal que visa a melhoria da resposta de prevenção, proteção e combate à violência doméstica.

O GIAV Beira Serra está sedeado na ADIBER, em Góis e a equipa poderá ser contactada através dos telefones 235 772 538 / 911 708 135 ou do correio eletrónico igualdade@adiber.pt.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Sessões de esclarecimento online sobre os avisos do PDR2020

2022-01-17 a 2022-02-21, Online, Segunda e quintas-feiras

Curso Online "Avaliação e assessoria às explorações pecuárias para adaptação às alterações climáticas”

2022-01-24 a 2022-03-11, Curso online.

Inscrições até 15 de janeiro.
3.º Workshop Regional do Projeto Smart Rural 21

2022-01-27, Ostana (Itália) / Online

Circuito Inter Trail Terras da Chanfana

2022-01-30, Serra da Lousã

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]