Gabinete de Apoio à Vítima da Dueceira consolida presença e reforça a resposta com nova valência

2021-09-10

Com o intuito de minimizar o flagelo social que é a violência doméstica, a Dueceira criou em setembro de 2020 o GAV - Gabinete de Apoio à Vítima no âmbito do projeto “6 em Rede – Rede Inter Municipal de Apoio à Vítima de Violência Doméstica”. 

I13803-GAV-DUECEIRA.JPG

Numa perspectiva de consolidação desta Estrutura, que tem como território de abrangência os concelhos da Lousã, Miranda do Corvo, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela e Vila Nova de Poiares e que integra a RNAVVD – Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica, sob a alçada da CIG Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, tutelada pela Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade – o GAV da Dueceira viu recentemente reforçadas as suas valências com a aprovação de um projecto complementar para a criação de RAP- Respostas de Apoio Psicológico a Crianças e Vítimas de Violência Doméstica, permitindo uma resposta de proximidade, flexível e adaptada às necessidades detectadas e, por tal, indo ao encontro das crianças e jovens sinalizados. 

Com este enquadramento, esta Estrutura ficará assim igualmente dotada com uma resposta tanto de retaguarda como de apoio directo, visando uma intervenção de apoio e aconselhamento psicológico, objectivando a (re)integração de crianças e jovens vítimas de violência doméstica, numa política de proximidade e respeito, auxiliando-as num processo de empoderamento e autodeterminação.

A 08 de setembro, dia em que esta Estrutura completou 1 ano sobre o seu lançamento formal, reuniram na Biblioteca Municipal da Lousã, representantes da parceria alargada, momento no qual se efectuou o balanço da actividade preconizada com a apresentação dos resultados da intervenção. Desde a sua criação este Gabinete, já sinalizou e acompanhou 47 situações, sendo que só no decurso de 2021 já foi prestado acompanhamento a 36 vítimas, 33 mulheres e 3 homens, 23 dos quais são utentes com filhos/as menores a cargo e/ou mantêm coabitação com a pessoa agressora.

I13803-GAVXDUECEIRAX08.09XX2X.JPG

A reunião contou com a presença da CIG - Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, através de videoconferência, nomeadamente através do Vice-Presidente e da técnica de acompanhamento, bem como com representantes da entidade coordenadora Dueceira, dos Municípios, das CPCJ e dos Postos Territoriais da GNR dos referidos concelhos.

O GAV da Dueceira consolida assim a sua presença e importância no território trazendo à luz a real dimensão do problema da violência doméstica e contribuindo efectivamente para a sua mitigação.

Toda a intervenção é suportada num trabalho em Rede em parceria directa com os Municípios do território abrangido, o Comando Distrital da GNR e, ainda, as CPCJ – Comissões de Protecção de Crianças e Jovens, sendo cofinanciado pelo POISE- Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.
Para recorrer ao GAV, quer seja ao nível de denúncia e sinalização de situações de Violência Doméstica ou da própria Vítima, estão disponíveis as Linhas Directas 927057059 ou 927057333.






[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]