2021-09-10
Com o intuito de minimizar o flagelo social que é a violência doméstica, a Dueceira criou em setembro de 2020 o GAV - Gabinete de Apoio à Vítima no âmbito do projeto “6 em Rede – Rede Inter Municipal de Apoio à Vítima de Violência Doméstica”.
Numa perspectiva de consolidação desta Estrutura, que tem como território de abrangência os concelhos da Lousã, Miranda do Corvo, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela e Vila Nova de Poiares e que integra a RNAVVD – Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica, sob a alçada da CIG Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, tutelada pela Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade – o GAV da Dueceira viu recentemente reforçadas as suas valências com a aprovação de um projecto complementar para a criação de RAP- Respostas de Apoio Psicológico a Crianças e Vítimas de Violência Doméstica, permitindo uma resposta de proximidade, flexível e adaptada às necessidades detectadas e, por tal, indo ao encontro das crianças e jovens sinalizados.
Com este enquadramento, esta Estrutura ficará assim igualmente dotada com uma resposta tanto de retaguarda como de apoio directo, visando uma intervenção de apoio e aconselhamento psicológico, objectivando a (re)integração de crianças e jovens vítimas de violência doméstica, numa política de proximidade e respeito, auxiliando-as num processo de empoderamento e autodeterminação.
A 08 de setembro, dia em que esta Estrutura completou 1 ano sobre o seu lançamento formal, reuniram na Biblioteca Municipal da Lousã, representantes da parceria alargada, momento no qual se efectuou o balanço da actividade preconizada com a apresentação dos resultados da intervenção. Desde a sua criação este Gabinete, já sinalizou e acompanhou 47 situações, sendo que só no decurso de 2021 já foi prestado acompanhamento a 36 vítimas, 33 mulheres e 3 homens, 23 dos quais são utentes com filhos/as menores a cargo e/ou mantêm coabitação com a pessoa agressora.
A reunião contou com a presença da CIG - Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, através de videoconferência, nomeadamente através do Vice-Presidente e da técnica de acompanhamento, bem como com representantes da entidade coordenadora Dueceira, dos Municípios, das CPCJ e dos Postos Territoriais da GNR dos referidos concelhos.
O GAV da Dueceira consolida assim a sua presença e importância no território trazendo à luz a real dimensão do problema da violência doméstica e contribuindo efectivamente para a sua mitigação.
Toda a intervenção é suportada num trabalho em Rede em parceria directa com os Municípios do território abrangido, o Comando Distrital da GNR e, ainda, as CPCJ – Comissões de Protecção de Crianças e Jovens, sendo cofinanciado pelo POISE- Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.
Para recorrer ao GAV, quer seja ao nível de denúncia e sinalização de situações de Violência Doméstica ou da própria Vítima, estão disponíveis as Linhas Directas 927057059 ou 927057333.
Terra Viva 2019A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
ELARD
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADEREdição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]