Festa Templária 2015

2015-05-20

Decorre entre 27 e 31 de Maio, em Tomar, a terceira edição da “Festa Templária”. Esta edição, baseada no compromisso de melhoria contínua entre os parceiros, promete ser a mais animada, interventiva e surpreendente comemoração recreativa da cultura templária.

A ADIRN, o Convento de Cristo, o Instituto Politécnico de Tomar, o Município de Tomar e restantes parceiros, esperam que a festa seja mais um contributo para a valorização do património histórico e cultural do território. A dinamização da economia local e o incremento da identidade e reconhecimento em torno da herança templária são outros dos objetivos expectáveis.

I12247-TOX-XFESTAXTEMPLXXRIA1.JPG

Para este ano, os visitantes poderão contar com algumas novidades:

- O cortejo noturno, ponto emblemático da festa, a terminar no jardim da várzea, possibilitando ao público permanecer na zona da feira, Mouchão e centro histórico;

- O torneio de tiro-com-arco, a realizar na Horta dos Frades (Convento de Cristo) no sábado durante a manhã;

- A presença D’El Rei D. Afonso Henriques no jantar real de quarta-feira;

- O jantar templário de sexta-feira, no castelo de Tomar, com todos os comensais vestidos à época;

- Muita animação de rua, danças, esgrima histórica, personagens históricas, música e animação para crianças;

- Um grande acampamento templário no jardim do Mouchão;

- A Feira Medieval no centro histórico;

- Os percursos pedestres com quadros vivos de reconstituições históricas.

Integrado no evento está também o 1º Seminário Templário, que terá lugar nos dias 28 e 29 de Maio, no Convento de Cristo. O seminário, com um painel de oradores criteriosamente selecionado pelo Instituto Politécnico de Tomar, focar-se-á na temática dos Templários e na Ordem de Cristo. 

 

Para mais informações, visite o site da Festa Templária.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]