Feira Regional Queijo Serra da Estrela

2011-03-01

Seia, 5 de março de 2011

Cerca de 200 produtores de queijo Serra da Estrela vão encher a zona envolvente do mercado municipal e largo da Câmara, no próximo sábado, naquela que é a primeira edição da Feira Regional do Queijo Serra da Estrela, e cujo programa foi apresentado esta segunda-feira em Lisboa, na loja Portugal Rural.

O certame organizado pelos municípios de Fornos de Algodres, Gouveia e Seia, no âmbito da Comunidade Intermunicipal da Serra da Estrela, abrange outros produtos regionais (pão, mel, enchidos), artesanato local, uma mostra de ovinos e de cão Serra da Estrela, showcooking, provas de queijo, um espaço de tasquinhas e gourmet e ainda a atuação de bandas e ranchos folclóricos.

Na apresentação da iniciativa, na Loja Portugal Rural, o presidente do Conselho de Administração da ADRUSE (associação que integra a parceria Portugal Rural) e presidente da Câmara Municipal de Seia, Filipe Camelo, sublinhou o espírito de união e de trabalho em conjunto que levou os três municípios a apostar nesta parceria de promoção e divulgação de um dos produtos mais importantes da região.

O evento na Loja Portugal Rural, onde também estiveram presentes o Governador Civil da Guarda, Santinho Pacheco, o presidente da Assembleia-geral da Adruse e presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Álvaro Amaro, o Secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, o vice-presidente da Assembleia-geral da Adruse e presidente da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, José Miranda, entre outros convidados, faz parte de um conjunto de ações promocionais da iniciativa, em Lisboa, no Porto e em Coimbra e Guimarães (na próxima quarta-feira).

Tratando-se de uma candidatura conjunta para três anos, depois de Seia, as próximas capitais do queijo Serra da Estrela serão Gouveia, em 2012, e Fornos de Algodres, em 2013.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]