Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Federação Minha Terra reúne com Ministra da Agricultura

2020-04-24

A Federação Minha Terra, reuniu a 23 de abril, com a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque. Foi feito um balanço da medida LEADER, da recente campanha “Alimente quem o alimenta”, na qual a Minha Terra está a colaborar com o Ministério da Agricultura, assim como de outras medidas de mitigação dos impactos da COVID-19 nos territórios rurais. Lançou-se as bases da discussão sobre a Agenda da Inovação para a Agricultura, o Plano Estratégico da PAC, e a transição para o próximo período de programação, tendo ficado agendada uma jornada de trabalho presencial para o fim do confinamento.

I13422-IMGX7376.JPG

A Ministra da Agricultura, conhecedora do trabalho dos Grupos de Ação Local desde há várias gerações da iniciativa LEADER, reconheceu que o instrumento DLBC retirou margem de manobra e prejudicou o trabalho e a imagem dos GAL, tal como referido pela Federação no Pacto Desenvolvimento Local 2030, que já era do seu conhecimento.

A Minha Terra e a Ministra da Agricultura fizeram um balanço positivo da campanha de sensibilização “Alimente quem o alimenta”, com uma referência especial à plataforma https://www.alimentequemoalimenta.pt/, que em poucos dias conta já com 692 produtores registados, 26 iniciativas identificadas e mais de 48 mil visualizações, assim como das adaptações na operação “Cadeias Curtas e Mercados Locais” do PDR2020, cujos impactos e resultados no reforços dos sistemas alimentares locais se prevê que tenha efeito para lá do período COVID.

I13422-IMGX7379.JPG

A Federação Minha Terra referiu a necessidade de dar especial atenção aos objetivos, metas e resultados com que promotores de projetos apoiados pelos PDR, se comprometeram contratualmente, em especial a criação de emprego, pois pode haver muitos casos em que os efeitos da pandemia ponham em causa esses mesmos compromissos.

A Minha Terra defende que a mitigação dos impactos do COVID-19 nos territórios rurais, no imediato e no médio prazo, num contexto de reconstrução, depende de um trabalho em proximidade com as comunidades, com os empreendedores e promotores de projetos, de animação territorial, e de abordagens de inovação social para construção de soluções inovadoras com uma forte participação dos atores locais.

Terra Viva 2019

 

I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER

Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

JER | Jovem Empresário Rural - Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural

Agricultura Familiar: Conhecimento, Organização e Linhas Estratégicas

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4