Federação Minha Terra integra o Centro de Competências para a Agricultura Familiar e Agroecologia

2021-12-28

A Federação Minha Terra integra o Centro de Competências para a Agricultura Familiar e Agroecologia (CeCAFA), cujo protocolo de constituição foi homologado hoje pela Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes. Pretende-se que o CeCAFA corresponda a um "espaço de partilha de conhecimentos e de congregação dos recursos e das competências existentes nas várias entidades que o compõem, de forma a reforçar a investigação, a difusão do conhecimento, a promoção da inovação e a qualificação dos produtores na valorização da agricultura familiar."

Os objetivos deste novo Centro de Competências incluem a transferência de conhecimento e a capacitação dos/as agricultores/as para a melhoria do modelo organizacional e de gestão das explorações, a introdução de novas oportunidades e soluções tecnológicas, a adoção de técnicas e princípios agroecológicos, a preservação e valorização dos serviços dos ecossistemas, a transmissão de conhecimentos de geração em geração ou a a construção de sistemas alimentares sustentáveis, visando também contribuir para a investigação e inovação sobre temáticas relevantes para os/as agricultores/as familiares, a monitorização das políticas públicas, a cooperação interinstitucional e a promoção e garantia da qualidade dos circuitos curtos agroalimentares.

O CeCAFA tem âmbito nacional e é composto por 13 organizações de agricultores/as, organizações de desenvolvimento local, entidades do sistema científico nacional e da administração pública e organizações da sociedade civil que trabalham a área da Agricultura Familiar e da Agroecologia:

  • AMARP - Associação das Mulheres Agricultoras  e Rurais Portuguesas
  • AJAP - Associação dos Jovens Agricultores de Portugal
  • ACTUAR - Associação para a Cooperação e o Desenvolvimento
  • ANIMAR - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local
  • CNA - Confederação Nacional da Agricultura
  • DGADR - Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural
  • FMT - Federação Minha Terra
  • BALADI - Federação Nacional de Baldios
  • INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária
  • ESAC - Escola Superior Agrária de Coimbra
  • ESAV - Escola Superior Agrária de Viseu
  • ISA - Instituto Superior de Agronomia
  • UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Sessões de esclarecimento online sobre os avisos do PDR2020

2022-01-17 a 2022-02-21, Online, Segunda e quintas-feiras

Curso Online "Avaliação e assessoria às explorações pecuárias para adaptação às alterações climáticas”

2022-01-24 a 2022-03-11, Curso online.

Inscrições até 15 de janeiro.
3.º Workshop Regional do Projeto Smart Rural 21

2022-01-27, Ostana (Itália) / Online

Circuito Inter Trail Terras da Chanfana

2022-01-30, Serra da Lousã

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]