Expo Brasil DL 2003

Nov. 2003

A Expo Brasil Desenvolvimento Local 2003 é a segunda edição de um evento promovido pela Rede Dlis, com o objectivo de adensar e impulsionar as iniciativas de desenvolvimento local no Brasil, além de estimular conexões internacionais em torno do tema.

A Expo reunirá mais de 2.500 participantes, entre actores da sociedade civil, governamentais e empresariais, para trocar experiências, impulsionar a geração de conhecimento e construir novas parcerias. O ambiente da Expo combinará conferências, palestras, mesas, painéis, oficinas e uma ampla feira de projectos, produtos e serviços associados ao tema, em quatro dias de realização.

As conferências e palestras contarão com formuladores de todas as partes do Brasil, além de especialistas internacionais. As mesas, painéis e oficinas conterão apresentações sobre experiências locais (realizadas pelos próprios actores locais), programas de fomento e serviços de apoio, juntamente com o tratamento dos principais temas ligados ao desenvolvimento local, como micro-crédito, socioeconomia solidária, viabilização de micro e pequenos empreendimentos, desenvolvimento rural sustentável, segurança alimentar, democracia participativa, inclusão digital, meio ambiente e género.

Com a realização da Expo Brasil Desenvolvimento Local 2003, fortalecem-se novas alternativas de desenvolvimento, contemplando os empreendimentos de micro e pequeno porte, a inclusão social e a gestão compartilhada e participativa. Na qualidade de evento anual, inscrito no calendário nacional e capaz de criar uma tradição no país em torno do tema, a Expo Brasil Desenvolvimento Local mostra, também, o potencial da sociedade brasileira em construir, desde cada lugar, novos projectos de futuro, superando a discriminação e a desigualdade social.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]