Evento celebrou os saberes e sabores de Viseu Dão Lafões

2025-03-06

Decorreu no passado dia 21 de fevereiro, no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV), o seminário “Diz-me o que comes”, no quadro do projeto do Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES) em Viseu Dão Lafões. O evento teve como objetivo celebrar os saberes e os sabores que definem a região.

No seminário, que marcou o encerramento do projeto, participaram o Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, autarcas da região, especialistas na área da alimentação e os responsáveis pelos Grupos de Ação Local e da Comunidade Intermunicipal (CIM) de Viseu Dão Lafões, parceiros do projeto, que foi promovido ao longo dos dois últimos anos.

Nos vários momentos de reflexão e debate foram abordados temas como a identidade alimentar, o desenvolvimento rural e o turismo, a gestão alimentar e a educação.

Do programa constaram ainda um almoço identitário, organizado pelos 14 municípios da região, que constituiu um verdadeiro tributo aos produtos locais, e vários momentos de animação e música, a cargo das mascotes Horta & Liça, do grupo “Vozes de Manhouce” e do jovem artista "O Marta".

Veja o vídeo-síntese do evento, preparado pela parceria do projeto:

I14866-VIDEO-VDL.JPG

 


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]