Estratégia para o Turismo 2027 aprovada

2017-09-22

A Estratégia Turismo 2027 foi aprovada pelo Conselho de Ministros no dia 21 de setembro de 2017. O Programa do XXI Governo assumiu, em novembro de 2015, o desígnio de “investir num planeamento participado da atividade turística, através de um Plano Estratégico Nacional de Turismo credível e fundamentado”. Entretanto, o processo foi lançado em maio de 2016, passando por fases de construção, de diálogo, de auscultação e de discussão pública.

Segundo a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, “o processo de discussão pública contou com mais de 1700 participantes e envolveu (i) discussão em laboratórios estratégicos de turismo em todas as regiões do país; (ii) auscultação de operadores internacionais através da realização de focus groups nos mercados e (iii) consulta pública online. Pela primeira vez, auscultámos a procura e 5 mercados estratégicos, que concentram a maioria da procura turística externa: Espanha, Alemanha, França, Reino Unido e Brasil.”

Sob o mote Liderar o Turismo do Futuro, a estratégia estabelece acções e objetivos para a atividade turística nos próximos dez anos, inclusive no próximo quadro comunitário de apoio 2021-2027. A frase de ordem é, nas palavras do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, “mais do que uma ambição, é uma convicção para mobilizar um país inteiro comprometido com a sustentabilidade, com a coesão territorial e social, com a inovação, empreendedorismo e tecnologia, com a valorização das Pessoas.”

O referencial estratégico para a década aposta em dez ativos estratégicos – ativo transversal (Pessoas), ativos diferenciadores (Clima e Luz, História e Cultura, Mar, Natureza e Água), ativos qualificadores (Gastronomia e Vinhos, Eventos artístico-culturais, desportivos e de negócio), ativos emergentes (Bem-Estar e Living – Viver em Portugal).

Com vista à operacionalização 2017-2020 e, em última análise, ao cumprimento das metas e ambições da Estratégia Turismo 2027, o documento propõe tipologias de projetos prioritários apoiadas nas linhas de atuação de cinco eixos estratégicos – Valorizar o Território, Impulsionar a Economia, Potenciar o Conhecimento, Gerar Redes e Conectividade e Projetar Portugal.

Por fim, o modelo de gestão, implementação e monitorização preconiza a intervenção de três tipos de entidades – a Entidade Gestora Turismo de Portugal, os Laboratórios Estratégicos de Turismo (LET) e o Fórum Nacional de Turismo.

A Estratégia para o Turismo 2027 encontra-se em anexo.

Documentos Anexos:

Estratégia Turismo 2027


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]