2023-10-13
Nos dias 16 e 17 de outubro realiza-se em Palmela e na Moita, o Encontro Nacional PROVE 3C que pretende reunir produtores e técnicos de várias regiões do país com o objetivo de partilhar experiências na área da produção, comercialização e alimentação saudável, perspetivando estratégias futuras associadas aos circuitos curtos agroalimentares.
A 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, o Encontro tem início no Espaço Fortuna na Quinta do Anjo, com um workshop sobre alimentação saudável e um show cooking confecionado com produtos locais, seguindo-se várias oficinas técnicas na Fazenda Concordio, localizada na freguesia de Alhos Vedros, concelho da Moita e que faz parte da Rede de Produtores PROVE.
No dia 17 de outubro de manhã, na Biblioteca Municipal de Palmela, o objetivo é a reflexão sobre a autonomia e sustentabilidade dos modelos económicos associados aos circuitos curtos agroalimentares, e a adoção de processos mais autónomos e sustentáveis.
O Encontro Nacional PROVE 3C está integrado numa atividade do projeto de cooperação nacional “3C – Cooperar em Circuito Curto”, financiado pela Medida LEADER do PDR 2020 e conta com uma parceria de 6 Grupos de Ação Local (GAL): ADER-SOUSA, ADREPES, ATAHCA, DUECEIRA, LEADER OESTE e RAIA HISTÓRICA.
Para mais informações contacte: adrepes@adrepes.pt ou 212 337 930.
Documentos Anexos:
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]