Encontro ibérico discute a importância do património arqueológico para o desenvolvimento rural

2023-10-27

A Federação Minha Terra participou no passado dia 18 de outubro no I Encontro Ibérico "Arqueologia e Desenvolvimento Rural", organizado pelo Grupo de Ação Local ADECOCIR - Asociación para el Desarrollo de la Comarca de Ciudad Rodrigo, no Teatro Nuevo de Ciudad Rodrigo (Salamanca).

O evento serviu para partilhar experiências, discutir problemas, explorar possibilidades de cooperação - no âmbito do desenvolvimento rural - e, em última instância, estabelecer redes e parcerias que permitam identificar oportunidades de financiamento e desenvolvimento socioeconómico, tendo o património arqueológico como produto e processo de base. 

A sessão de abertura, contou com intervenções de Miguel Torres, Presidente da Direção da Federação Minha Terra, e de Secundino Caso, Presidente da Rede Espanhola de Desenvolvimento Rural, que destacou a importância da abordagem LEADER para a valorização dos territórios.

Miguel Torres salientou a importância deste tipo de encontros, que permitem a partilha de metodologias e objetivos e a identificação de oportunidades de cooperação e atuação conjunta entre os GAL portugueses e espanhóis, como neste caso, na preservação e valorização de elementos do património arqueológico. O Presidente da Minha Terra assinalou a relevância da metodologia e dos princípios que caraterizam a abordagem LEADER, que a tornam uma ferramenta essencial no trabalho de desenvolvimento das comunidades rurais.

O encontro, que se prolongou para o dia 19 de outubro, incluiu vários momentos de trabalho em grupo, um workshop sobre os apoios europeus à valorização do património, visitas a elementos patrimoniais na zona de Ciudad Rodrigo, assim como momentos de lazer e de trocas de experiências mais informais.

Créditos fotográficos: Salamanca al Día


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Iniciativa "Webinars às terças" está de regresso

2023-09-26 a 2023-12-19, Eventos online

Encontro do Regadio 2023 - XIV Jornadas da FENAREG

2023-12-11 a 2023-12-12, Alcantarilha, Silves

Workshop sobre durabilidade dos investimentos

2023-12-14, Bruxelas, Bélgica

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]