Encontro Europeu de Cooperação em Desenvolvimento Rural

Jun. 2004

«375 participantes irão assistir a estas Jornadas que servirão de encontro com os dez países do alargamento da União Europeia»

Cáceres - Complexo Cultural de São Francisco

2, 3 e 4 de Junho de 2004

O Complexo Cultural de San Francisco de Cáceres acolherá entre 2 e 4 de Junho o «Encontro Europeu de Cooperação em Desenvolvimento Rural». O Encontro é organizado pela Red Extremeña de Desarrollo Rural (REDEX), em colaboração com a Rede Española de Desarrollo Rural (REDR), a Consejería de Desarrollo Rural da Junta de Extremadura e outras entidades.

Na conferência de imprensa, que teve lugar a 24 de Maio, o vice-presidente de REDEX, Salustiano Flores destacou a grande participação do Encontro «que contará com 375 participantes, entre eles a destacar a representação dos dez países do alargamento da União Europeia (Letónia, Lituânia, Estónia, Hungria, Polónia, Eslovénia, Republica Checa, Eslováquia, Chipre e Malta) e de outros países como: Portugal, Finlândia, Itália, Suécia, Roménia, Bulgária e Irlanda que detém actualmente a presidência da União Europeia, além dos representantes dos Grupos de Desenvolvimento de todas as Comunidades Autónomas Espanholas e dos 24 Grupos de Acção Local da Estremadura».

Neste encontro com os meios de comunicação social, o Consejero de Desarrollo da Junta de Extremadura, Francisco Javier López Iniesta, destacou que «estamos orgulhosos de que se tenham superado todas as expectativas iniciais de participação», assinalou ainda que «as Jornadas pretendem juntar os diferentes interlocutores para tratar o presente, futuro e os novos desafios da política europeia, as novas estruturas do desenvolvimento europeu, assim como a necessidade de abrir mercados tanto consultivos como financeiros, entre outros temas da actualidade relacionados com o desenvolvimento rural».

Os dez países do alargamento

O Congresso contará como convidados especiais com os dez países do alargamento da União Europeia, cuja adesão teve lugar no passado dia 1 de Maio e, aos quais, neste Encontro, se dará as boas vindas e o testemunho dos doze anos de experiência nas iniciativas comunitárias e Programas nacionais de desenvolvimento rural. As Jornadas também servirão para o lançamento, a curto e médio prazo, de projectos conjuntos em diversas matérias de cooperação, e assumir-se-ão como um ponto de encontro de um importante colectivo que tem como objectivo manter vivo o meio rural europeu mediante a melhoria da qualidade de vida das suas populações.

O Encontro Europeu de Cooperação em Desenvolvimento Rural será inaugurado pela Ministra de Agricultura, Pesca e Alimentação.

RED EXTREMEÑA DE DESARROLLO RURAL

Avda. Hernán Cortés, 6 Bajo

10004 - CÁCERES

T.+34 927 626829

F. +34 927 626830

redex@redex.org

www.agroruralia.com

www.ruralpyme.com


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]