Eleição dos órgãos sociais para o biénio 2023/2024

2022-12-26

A Associação de Desenvolvimento Dão, Lafões e Alto Paiva (ADDLAP) elegeu no dia 20 de dezembro, por maioria dos presentes em reunião, os novos órgãos sociais da instituição para o próximo biénio, nas instalações da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, em Viseu.

João Paulo Gouveia, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viseu, volta a exercer a presidência desta associação. A direção é ainda constituída pelo Município de Vila Nova de Paiva, no lugar da vice-presidência. Como vogais voltam a estar os municípios de Oliveira de Frades, de São Pedro do Sul e de Vouzela.

Segundo o reeleito Presidente da ADDLAP, “continuaremos a trabalhar nos próximos dois anos na concretização de projetos que permitam potenciar economicamente as nossas localidades e o nosso território. A nossa grande missão é implementar uma estratégia de desenvolvimento territorial forte, integrada e coesa no território do Dão Lafões e Alto Paiva”.

A presidir à Assembleia Geral continuar a estar a Termalistur – Termas de São Pedro do Sul, seguindo-se a Viseu Marca – Associação de Cultura, Eventos e Promoção como vice-presidente e a Comissão Vitivinícola Regional do Dão, enquanto secretário. Já no Conselho Fiscal foi eleita a Escola Profissional de Vouzela, assumindo o cargo de secretário a Diocese de Viseu, e o de diretor o Instituto Politécnico de Viseu.

A ADDLAP tem como objetivo a promoção do desenvolvimento local e regional integrado, designadamente através da gestão de financiamento comunitário de projetos e iniciativas públicas e privadas. A única lista apresentada à votação foi eleita por maioria, tendo de imediato tomado posse, ficando assim constituídos os novos órgãos sociais:

Assembleia Geral

  • Presidente – TERMALISTUR -TRERMA DE SÃO PEDRO DO SUL, E.M.
  • Vice-Presidente – VISEU MARCA – ASSOCIAÇÃO DE CULTURA, EVENTOS E PROMOÇÃO
  • Secretário – COMISSÃO VITIVINÍCOLA REGIONAL DO DÃO 

Direção

  • Presidente – MUNÍCIPIO DE VISEU
  • Vice-Presidente – MUNÍCIPIO DE VILA NOVA DE PAIVA
  • Vogal – MUNÍCIPIO DE OLIVEIRA DE FRADES
  • Vogal – MUNÍCIPIO DE SÃO PEDRO DO SUL
  • Vogal – MUNÍCIPIO DE VOUZELA 

Conselho Fiscal

  • Presidente – ESCOLA PROFISSIONAL DE VOUZELA
  • Secretário – DIOCESE DE VISEU
  • Relator - INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]