ELARD reúne com responsáveis da política de desenvolvimento rural da União Europeia

2020-01-31

Vários representantes da ELARD – Associação Europeia LEADER de Desenvolvimento Rural participaram no passado dia 22 de janeiro em reuniões e encontros com responsáveis da DG AGRI e DG REGIO, eurodeputados e representantes do Comité da Regiões e do Comité Económico e Social Europeu, por ocasião do debate “Europa rural: que caminho a tomar?” promovido no Parlamento Europeu.

A ELARD expressou recentemente junto de alguns dos mais importantes atores responsáveis pela definição da política europeia de desenvolvimento rural as suas preocupações relativamente às propostas que vão surgindo para o próximo quadro de programação, tendo defendido um estreitamento das relações de cooperação entre os responsáveis políticos e a sociedade civil e seus representantes, o reconhecimento da sua importância para o desenvolvimento dos territórios e o fortalecimento da coesão, a necessidade de financiamento adequado para a política, de redução da burocracia e simplificação dos procedimentos, de garantir um DLBC verdadeiramente plurifundos ou a integração de outras temáticas nas estratégias de desenvolvimento local, como as Smart Villages, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas ou os objetivos do Pacto Verde Europeu.

Estes encontros e reuniões decorreram por ocasião de uma sessão de debate sobre o futuro da Europa rural, que teve lugar no Parlamento Europeu por iniciativa do antigo Comissário da Agricultura Dacian Ciolos e do presidente da ARC – Convenção Rural e Agrícola, Hannes Lorenzen e que discutiu precisamente o futuro do desenvolvimento rural na Europa, tendo estado focado na necessidade de mudar a narrativa, de definir uma visão clara para o desenvolvimento rural para a próxima década e de converter essa visão em ação através dos Planos Estratégicos da PAC e da Política de Coesão. Participou neste debate Janusz Wojciechowski, atual Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural.


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 






Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]