ELARD organiza comemoração dos 30 anos do programa LEADER na UE

2021-12-07

A ELARD – Associação Europeia LEADER de Desenvolvimento Rural promoveu, entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, em Halmstad, na Suécia, um conjunto de atividades de celebração do 30.º aniversário da criação do programa LEADER de desenvolvimento rural, nas quais participaram 3 Grupos de Ação Local portugueses – A2S, ADER-AL e APRODER - e a Federação Minha Terra.

O primeiro dia do evento, organizado no âmbito da presidência sueca da ELARD, contou com uma Assembleia Geral onde se aprovou o plano de actividades e orçamento para 2022. A presidência da ELARD pela rede LUS – Desenvolvimento Local Suécia, representada por Marion Eckardt, foi prolongada até final de 2022. Foram eleitas as redes de Grupos de Ação Local da Alemanha (BAG LAG) e de França (Leader France) para assumir as vice-presidências da ELARD.

I13876-ELARD-4.JPG

O ponto alto das comemorações teve lugar no dia 1 de dezembro, com uma conferência internacional. Da parte da manhã a conferência incidiu sobre a Visão de Longo Prazo para as Zonas Rurais, com uma apresentação do estado da arte da Visão por parte de Alexia Rouby, da DG AGRI e a divulgação dos principais resultados de um inquérito promovido pela ELARD aos seus membros sobre a situação a nível de cada país. Seguiu-se um momento de discussão com um painel que contou com Mihail Dumitru (DG AGRI), Jozef Stahl (DG REGIO), Niklas Nienass (Eurodeputado), Radim Sršeň (CoR), Toma Šutić (Comissão Europeia), Kristina Yngwe (Deputada Sueca) e Marion Eckardt (ELARD).

I13876-ELARD-2.JPG

A parte da tarde contou com um painel de jovens, designado por “Future LEADERs”, que discutiu várias questões relacionadas com o futuro das zonas rurais e do LEADER a partir das experiências pessoais de Niklas Nienass (Alemanha), Sima Benni (Suécia), Elinoora Takala (Finlândia), Aiva Ķīšiniece (Letónia), Lana Chanundeli (Geórgia) , Amelie Krug (Bélgica) e David Canaveira (Portugal). A conferência terminou com a apresentação de projetos e boas práticas de smart villages, apoiados através do programa LEADER, com exemplos da Suécia, Dinamarca e Áustria. O dia terminou com um jantar comemorativo com produtos locais da região de Halland, anfitriã da iniciativa.

I13876-ELARD-1.JPG

O dia 2 de dezembro incluiu um conjunto de 6 visitas temáticas a projetos apoiados através da abordagem LEADER/DLBC na região (inclusão social em contexto rural, soluções inovadoras, património e cultura, áreas piscatórias, smart villages e turismo e desenvolvimento). O evento terminou com um momento de convívio e animação musical.

I13876-ELARD-3.JPG

Aceda aqui ao material da conferência, disponível no site da ELARD.

As conclusões da conferência foram sintetizadas num documento designado por Declaração de Halmstad, que pode ser consultado em anexo, em Português. 

Documentos Anexos:

Declaração de Halmstad


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Sessões de esclarecimento online sobre os avisos do PDR2020

2022-01-17 a 2022-02-21, Online, Segunda e quintas-feiras

Curso Online "Avaliação e assessoria às explorações pecuárias para adaptação às alterações climáticas”

2022-01-24 a 2022-03-11, Curso online.

Inscrições até 15 de janeiro.
3.º Workshop Regional do Projeto Smart Rural 21

2022-01-27, Ostana (Itália) / Online

Circuito Inter Trail Terras da Chanfana

2022-01-30, Serra da Lousã

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]