2023-08-01
Nós, todos, perdemos uma de nós.
Uma das que desde o início deste processo, continuava a acreditar que era possível a transformação com que o LEADER nos fez sonhar. Uma transformação em que eramos, somos, co-construtores de soluções, pensadas e implementadas com as nossas comunidades de pertença.
Uma transformação baseada na inovação, cooperação, com visões multissectoriais, parceiros de todo o género, baseada em redes e em trabalho construído desde a base. Prácticas, mais do que conceitos, praticas que demonstram que os processos de desenvolvimento não são administrativos, mas sim resultado da participação dos seus actores.
A Regina foi tudo isto e muito mais. Foi capaz de transpor estas metodologias de base local para, em conjunto com outros, criar uma rede nacional que permitisse o desenvolvimento de escolas de prácticas, de aprendizagem e questionamento permanentes, a partir dos quais se desenhavam propostas comuns para modelos de promoção do desenvolvimento.
A Federação Minha Terra de que foi uma das fundadoras, Presidente da Direcção durante 13 anos, e da qual era agora Presidente da Mesa da Assembleia Geral, e a rede de associações que a compõem está muito mais pobre. Mais pobre porque os debates que sempre suscitava sobre as questões mais pertinentes do desenvolvimento do nosso país nos ajudavam à construção das tais propostas de transformação que sempre defendia. Porque eram debates que nos alertavam para a impossibilidade da desistência que os nossos territórios exigem.
Por isso, reforçamos, perdemos uma das melhores de nós!
E a melhor forma de a homenagearmos, é darmos continuidade a esse trabalho que tanto dignifica e ajuda, de facto a transformar os nossos territórios, com a implementação de políticas públicas verdadeiramente participadas.
A Regina é daquelas pessoas sobre as quais podemos afirmar que o mundo ficou um bocadinho melhor pela sua passagem por cá.
Vais-nos fazer muita falta, Regina!
Até sempre companheira
Miguel Torres
Presidente da Direcção da Federação Minha Terra
A Federação Minha Terra e a CoimbraMaisFuturo informam que as cerimónias fúnebres de despedida terão lugar amanhã, quarta-feira, 2 de Agosto, a partir das 10:30 na Capela Mortuária da Igreja de São José, em Coimbra. A missa realiza-se no mesmo local pelas 14:30, a que se seguirá a cremação no Crematório Municipal de Coimbra, em Taveiro.
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]