Douro Verde e Cova da Beira recebem atividades do projeto DesAgro 4.0 até junho de 2022

2021-12-27

O consórcio do Projeto DesAgro 4.0, constituído pela DOLMEN, RUDE, UTAD e IPCB, viu recentemente aprovado pela autoridade de gestão - COMPETE - um pedido de prorrogação do prazo de fim do projeto. Assim, até 30 de junho de 2022, serão desenvolvidas diversas iniciativas de disseminação e reflexão sobre os resultados de investigação realizados até ao momento.

Aqui inserem-se sessões de apresentação de resultados de visitas internacionais a tecnologias dos setores transformadores; sessões de apresentação dos dossiês de inovação do modelo técnico-económico e dois congressos nacionais de IoT (Internet of Things) aplicada ao setor agroalimentar e agroindustrial.

Recorde-se que o DesAgro 4.0 desenvolveu nos últimos dois anos um trabalho de investigação-ação aprofundado, relacionado com as tecnologias baseadas em IoT vocacionadas para os setores mais representativos das fileiras agroalimentar e agroindustrial do Douro Verde e da Cova da Beira.

Neste contexto, desenvolveram-se diversos instrumentos científicos que resultaram de uma análise, por um lado, das características de diversas tecnologias existentes a nível internacional e, por outro, das especificidades da sua utilização pelos sistemas produtivos dos territórios de intervenção.

O projeto disponibiliza, através da sua plataforma, um conjunto alargado de produtos de investigação que permitem mapear inovações tecnológicas dos setores agroalimentar e agroindustrial; caracterizar o atual modelo técnico-económico dos setores agroalimentar e agroindustrial do Douro Verde e Cova da Beira; aceder a um diretório de tecnologias de precisão e baseadas em IoT que resultou de visitas nacionais e internacionais a fornecedores e utilizadores dessas tecnologias e, em breve, aceder a dossiês de inovação do modelo técnico-económico dos setores alvo do projeto (caprinicultura, ovinicultura, cereja, vinha, entrepostos frutícolas, adegas, fumeiro e queijarias).

O projeto Des Agro 4.0 enquadra-se nos Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Qualificação e é cofinanciado pelo Compete 2020. 

Saiba mais aqui.

Informação da Dolmen


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Sessões de esclarecimento online sobre os avisos do PDR2020

2022-01-17 a 2022-02-21, Online, Segunda e quintas-feiras

Curso Online "Avaliação e assessoria às explorações pecuárias para adaptação às alterações climáticas”

2022-01-24 a 2022-03-11, Curso online.

Inscrições até 15 de janeiro.
3.º Workshop Regional do Projeto Smart Rural 21

2022-01-27, Ostana (Itália) / Online

Circuito Inter Trail Terras da Chanfana

2022-01-30, Serra da Lousã

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]