2021-06-11
Decorreu no passado dia 7 de junho o primeiro de três webinários do ciclo de reflexão propetiva sobre o desenvolvimento rural no território do Douro Verde, promovido pela Dolmen no âmbito do projeto "A aplicação de Políticas de Desenvolvimento Rural na Região do Douro Verde - Estudo de Caso". O primeiro evento discutiu a aplicação das novas tecnologias digitais e de precisão na prática da vitivinicultura, a importância dos avisos agrícolas e a precisão e a biotecnologia na enologia.
O webinário serviu para desmitificar alguns mitos relacionados com o acesso às tecnologias e a dados estatísticos, que não estão, como muitos pensam, destinados apenas a um pequeno número de produtores, dada a grande variedade de informação disponível, relacionada, por exemplo, com a vegetação, os solos ou a disponibilidade de água.
Foi também abordada a importância para os produtores da disponibilização de avisos agrícolas, tendo sido revelado que a DRAP Norte irá lançar brevemente um portal, que reunirá informação diversificada de acesso aos agricultores e ainda abordada a criação de uma Rede de Observadores Biológicos.
A 15 de junho, pelas 14h30, realiza-se o segundo webinário, sobre "A Floresta no Douro Verde". Os temas em destaque serão o “Potencial da Floresta no Douro verde”, o “Potencial da Certificação da Floresta no Douro Verde” e “Economias de Montanha”, estando as inscrições abertas. Já a 18 de junho, decorre o seminário "Inovação em Meio Rural".
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]