2021-02-04
A Dolmen é a entidade gestora da abordagem comunitária LEADER (Ligações Entre Ações de Desenvolvimento da Economia Rural), hoje integrada no instrumento DLBC (Desenvolvimento Local de Base Comunitária), no Douro Verde, desde 1997. Através das suas estratégias de desenvolvimento local, a Dolmen já apoiou a implementação de centenas de projetos, que permitiram a criação de centenas de postos de trabalho.
Só até em 2014, a Dolmen tinha apoiado 440 projetos e a criação de 500 postos de trabalho, num valor gerido que ascendeu aos 30 milhões de euros.
A Dolmen tem apoiado o desenvolvimento turístico do território. No anterior quadro de programação, no âmbito do Subprograma 3 do PRODER, foram apoiados 130 projetos de criação de unidades de alojamento, assim como vários projeto de melhoria das condições de usufruto dos recursos naturais, com o apoio à criação de 13 áreas e parques de lazer. A intervenção da Dolmen tem também melhorado as condições de vida das populações, desde a infância à terceira idade, através do apoio a 19 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), abrangendo mais de 400 utentes.
No âmbito da atual estratégia foram, até ao momento, rececionadas 437 candidaturas, correspondendo a 12,4 milhões de euros de investimento, 9,5 milhões de euros de apoio e 293 postos de trabalho a criar, no âmbito do PDR 2020 e do Programa NORTE 2020. Destacam-se os apoios a projetos de pequenos investimentos nas explorações agrícolas e de criação de emprego em pequenas e médias empresas.
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]