Distinção “CIDADANIA E TERRITÓRIO” 2023

2023-11-03

Decorre entre 3 de novembro e 3 de dezembro, o prazo para a apresentação de candidaturas à distinção “Cidadania e Território”. Com natureza simbólica, pretende distinguir iniciativas locais promissoras que promovam o bem-estar e o empoderamento das comunidades e que estejam a ser implementadas por organizações da economia social.

Podem concorrer à distinção “Cidadania e Território” todas as entidades previstas no Art.º 4.º da Lei n.º 30/2013, de 8 de maio (Lei de Bases da Economia Social).

Saiba mais informação e preencha aqui o formulário para apresentação de candidaturas.


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]