Dirigentes locais pedem maior intervenção e maior coerência nas políticas para sistemas alimentares sustentáveis

2023-06-07

Dirigentes locais e regionais pediram à Comissão Europeia que publique, conforme planeado, o quadro legislativo para a construção de sistemas alimentares sustentáveis ainda este ano, reivindicando uma maior intervenção das autoridades locais e regionais e uma maior coerência entre as diferentes políticas relacionadas com a alimentação.

O plano de trabalho da Comissão Europeia prevê a adoção, até ao final de 2023, de um novo quadro legislativo para a construção de sistemas alimentares sustentáveis, uma iniciativa promovida no quadro da Estratégia “Do Prado ao Prato” e que tem como objetivo promover a coerência das políticas alimentares ao nível europeu e nacional, integrando o princípio da sustentabilidade.

Neste contexto, o Comité das Regiões da União Europeia adotou recentemente uma série de recomendações, com propostas para garantir que as políticas relacionadas com os sistemas alimentares são as mais adequadas e que estão alinhadas com os objetivos e metas das estratégias da Comissão Europeia.

Pode aceder à documentação aqui.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]