Dinâmicas e Perspetivas no século XXI

2011-09-07

14 a 17 de setembro 2011, Faro

Seminário internacional que pretende contribuir para a investigação Villages in the Interior of Portugal, com a participação da ATA - Associação do Turismo de Aldeia.

O seminário, realizado pelo MIRIAD - Manchester Manchester Institute for Research and Innovation in Art and Design, irá decorrer na Escola de Hotelaria e Turismo de Faro.

Dado tema em foco e pretendendo este seminário contribuir para o projeto de investigação

Villages in the Interior of Portugal
(na mira de soluções para minimizar os problemas da desertificação humana e do solo), a comissão organizadora convidou a ATA a participar, que considerou uma oportunidade importante para promover as Aldeias de Portugal. Projeto de cooperação que envolve a totalidade das Associações de Desenvolvimento Local da região Norte, enquadrado na Abordagem LEADER do PRODER.

O seminário, realizado este ano em parceria com a Câmara Municipal de Faro e Turismo de Portugal, constitui um momento único em que vários centros de investigação internacionais e investigadores nas áreas de design, arte, arquitetura, planeamento e gestão do território, construção e turismo se encontram para apresentar o seu trabalho a uma plateia de profissionais, empresas, investidores e estudantes.

Dedicado ao Planeamento sustentável do território rural e urbano, o seminário explora sete temas nucleares - água, resíduos, biodiversidade urbana/natureza dentro do perímetro urbano, mobilidade, contenção energética, formas urbanas, densidade e eco construção - que serão abordados por 14 oradores de distintas áreas do saber e diferentes contextos socioeconómicos.

Paralelamente, e até 14 de outubro, estará patente nas instalações da Escola a exposição de John Hyatt - artista inglês premiado pela sua intervenção urbana numa das principais praças de Manchester, após o atentado do IRA - e um conjunto de protótipos de eco-houses desenvolvidas por investigadores do MIRIAD.

Mais informações na página na internet do MIRIAD, aqui, ou aqui.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Roda de Diálogo para a Alimentação

2022-09-15 a 2022-09-29, Eventos online

Formação Prática em Planeamento Holístico e Planos de Pastoreio

2022-09-29 a 2022-09-30, Salão da Junta de Freguesia de Mértola

Iniciativa "Há Festa na Aldeia" está de regresso à aldeia de Ul

2022-10-01 a 2022-10-02, Ul, Oliveira de Azeméis

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]