Cores e Sabores - II Mercado de Produtos Tradicionais Qualificados

Out. 2004

Entre 25 e 28 de Novembro Portalegre foi a Capital dos produtos protegidos. O Mercado Municipal encheu-se de cores e ficaram à vista os deliciosos sabores dos produtos tradicionais. Com esta iniciativa, foi possível encontrar neste Mercado excelentes produtos agrícolas, que são indispensáveis a uma alimentação saudável e nos permitem desfrutar de uma boa gastronomia. Com o apoio da ADER-AL.

O Passado e o Presente uniram-se para dar a conhecer à população que é possível encontrar nos produtos de hoje, salvaguardando todas as questões de higiene e segurança, os sabores de antigamente que mais do que uma lembrança, fazem parte do nosso Património Cultural.

Com esta iniciativa, podemos encontrar neste Mercado excelentes produtos agrícolas, que são indispensáveis a uma alimentação saudável e nos permitem desfrutar de uma boa gastronomia. Além dos apetecíveis produtos a que já nos habituou a região de Portalegre, chegaram também produtos tradicionais de outras zonas do País assim como de Espanha, França e Brasil, isto porque os países da OMC começam a interessar-se pelas questões da protecção dos produtos (a origem e a identidade de um povo é que diferencia os produtos numa sociedade global e os torna únicos).

Estes produtos nascem muitos deles de agricultores conscientes das suas responsabilidades perante a Sociedade e o Futuro. Boas práticas agrícolas e a recuperação da tradição na produção dos produtos, garantem aos consumidores que a qualidade e características dos produtos que se faziam antigamente perpetuam nos dias de hoje.

Ao Cores e Sabores quiseram também associar-se figuras como o Prof. Galopim de Carvalho, o chefe Vítor Sobral, Helena Vieira, Wanda Stuart, Maria Gambina, entre outros que irão participar activamente ao longo dos quatro dias do evento nas palestras, espectáculos e provas de gosto.

Momentos Cores e Sabores

? A Vista Alegre associa-se à designer de equipamento Marta Azedo e criam a peça de Merchandising

? O Chefe Vítor Sobral confecciona o prato do dia da inauguração

? O Movimento Origin realça a importância dos produtos tradicionais na Conferência «Cores do Mundo»

? A cantora lírica Helena Vieira emociona com música ao serão

? A Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa mostra a sua excelência

? Maria Gambina desenha avental para Cores e Sabores 2004

? O Laboratório de Gostos dá a provar vinhos, azeite, queijos, enchidos e melão

? Wanda Stuart anima com espectáculo de Cores

? Galopim de Carvalho encanta com poejos e outras ervas

? António Viana invade o Mercado Municipal de cores

? Os Gestos do Trabalho e o Sonho da História desfilam na passerelle

? Sons e Danças de Portugal e do Mundo são uma constante no Cores e Sabores

? A Rota dos Sabores começa aqui - uma viagem à origem dos sabores e dos saberes


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]