Construção da Europa a partir dos territórios em discussão em Vila Real

2019-08-02

Depois de Lisboa, Castelo Branco e Covilhã é agora a vez de Vila Real receber o seminário “Reclaim Europe!”, dedicado à discussão do papel das organizações da sociedade civil na construção da Europa a partir dos territórios. O seminário, que faz parte de um projeto homónimo da Fundação Friedrich Ebert, tem data marcada para 18 de setembro e decorrerá na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

O seminário, que é organizado pela Fundação Friedrich Ebert (FFE), o Núcleo Distrital de Vila Real da Rede Europeia Anti-Pobreza e o Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento da UTAD tem hora de início marcado para as 14h00, com uma sessão de boas-vindas e introdução, onde haverá uma apresentação da presença da Rede Europeia Anti-Pobreza em Portugal, assim como do projeto “Reclaim Europe!” pela FFE.

Após uma breve ronda de apresentação das organizações presentes terão lugar duas sessões de informação, uma dedicada ao papel da Rede Europeia Anti-Pobreza para a construção de um modelo mais equilibrado de desenvolvimento económico e social na UE e outra onde serão abordados os fundos comunitários e o seu impacto para a democracia em territórios vulneráveis, através de organizações da sociedade civil, numa altura em que se prepara um novo período de programação.

Por fim decorrerá uma sessão de conversas em grupos de trabalho e a apresentação e discussão dos principais resultados obtidos.

O seminário decorre no Auditório B0.02 do Complexo Laboratorial da UTAD. Consulte o programa em anexo.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]