2015-02-16
A Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) aprovada em reunião realizada a 11 de fevereiro, em Oliveira do Hospital, integra a candidatura ao DLBC Rural, submetida pela ADIBER a 13 de fevereiro.
Na reunião, que contou com a presença dos presidentes dos quatro municípios da Beira Serra (Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua), os parceiros aprovaram por unanimidade a proposta de EDL apresentada pela ADIBER e procederam à assinatura Contrato de Parceria que define as responsabilidades do Grupo de Ação Local (GAL).
A estratégia apresentada pretende contribuir para a modernização do tecido empresarial e fixação de novas empresas; a criação de emprego e o aumento da competitividade da região, através da qualificação dos recursos humanos; a redução da pobreza e exclusão social; a valorização do potencial endógeno; a promoção da sustentabilidade ambiental e cultural e a capacitação das instituições, e o reforço da supra municipalidade.
Com base nestes objetivos estratégicos e no diagnóstico do território foram definidas como áreas prioritárias de intervenção a floresta e agropecuária, o agroalimentar e produtos locais de qualidade, artesanato, o turismo, a área social e a capacitação institucional.
Segundo o presidente da ADIBER, Miguel Ventura, a Beira Serra “tem condições para dentro de cinco ou seis anos estar transformada para melhor”. “Perante o diagnóstico que fizemos, o principal desafio estratégico que temos pela frente é afirmar a Beira Serra como um Território I+, que integra cinco palavras-chave: Inovador, Inteligente, Inclusivo, Inimitável e Institucional”.
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]