Conselho de Parceiros da Beira Serra aprova EDL 2014-2020

2015-02-16

A Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) aprovada em reunião realizada a 11 de fevereiro, em Oliveira do Hospital, integra a candidatura ao DLBC Rural, submetida pela ADIBER a 13 de fevereiro.

Na reunião, que contou com a presença dos presidentes dos quatro municípios da Beira Serra (Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua), os parceiros aprovaram por unanimidade a proposta de EDL apresentada pela ADIBER e procederam à assinatura Contrato de Parceria que define as responsabilidades do Grupo de Ação Local (GAL).

A estratégia apresentada pretende contribuir para a modernização do tecido empresarial e fixação de novas empresas; a criação de emprego e o aumento da competitividade da região, através da qualificação dos recursos humanos; a redução da pobreza e exclusão social; a valorização do potencial endógeno; a promoção da sustentabilidade ambiental e cultural e a capacitação das instituições, e o reforço da supra municipalidade.

Com base nestes objetivos estratégicos e no diagnóstico do território foram definidas como áreas prioritárias de intervenção a floresta e agropecuária, o agroalimentar e produtos locais de qualidade, artesanato, o turismo, a área social e a capacitação institucional.

I12150-CPBSX1B.JPG

Segundo o presidente da ADIBER, Miguel Ventura, a Beira Serra “tem condições para dentro de cinco ou seis anos estar transformada para melhor”. “Perante o diagnóstico que fizemos, o principal desafio estratégico que temos pela frente é afirmar a Beira Serra como um Território I+, que integra cinco palavras-chave: Inovador, Inteligente, Inclusivo, Inimitável e Institucional”.

I12150-CPBSX2B.JPG


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]