Conferência «Walking With Families»

Nov. 2007

Hotel Altis Park, Lisboa

8 e 9 de Novembro de 2007

A FENACERCI - Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social organiza esta Conferência que pretende constituir-se como um espaço privilegiado para partilha de experiências entre famílias provenientes de vários países europeus, incluindo os novos Estados Membros.

A Conferencia «Walking with families» pretende constituir-se como um espaço privilegiado para partilha de experiências entre famílias provenientes de vários países europeus, incluindo os novos Estados Membros, e onde será dada especial ênfase ao estreito diálogo com os seus parceiros, isto é, os prestadores de serviços de apoio e as entidades governamentais.

As experiências apresentadas irão integrar situações que abrangem um vasto leque de idades e áreas, fundamentais da vida das pessoas com deficiência tais como a educação, o emprego, a saúde, os tempos livres, entre outros.

Por intermédio da partilha de um conjunto de práticas de sucesso existentes a nível europeu - que poderão servir de base quer à reflexão necessária para as mudanças a efectuar nesta área, quer na cria de políticas e legislação a adoptar para os serviços de apoio às pessoas com deficiência e suas famílias - esperamos contribuir para ultrapassar os constrangimentos com que se deparam as famílias das pessoas com deficiência nomeadamente a insuficiência de serviços de apoio que permitam modelos adequados de partilha do esforço com os cuidados a prestar e a superação das dificuldades de comunicação/integração que, comummente, são sentidas pelas famílias, cujas circunstancias de vida nem sempre são compreendidas, nem mesmo reconhecidas plenamente pela sociedade.

A Conferencia decorrerá em sessões plenárias e sessões de trabalho, pretendendo-se que os participantes participem activamente nas discussões e na identificação de estratégias e medidas para melhoria da prestação de cuidados às pessoas com deficiência.

Programa e Ficha de inscrição

Novo prazo para inscrições e nova taxa de inscrição

Inscrições até ao dia 24 de Outubro de 2007, com uma taxa única de € 10,00 (dez euros) que já inclui coffee-breaks e os almoços dos dias 8 e 9 de Novembro.

Enviar inscrição para o e-mail: wwf_conferencia@fenacerci.pt ou para o fax: 217 112 581

Quem pretender participar nos jantares dos dias 8 (CERCILISBOA) e 9 (Restaurante «O Faia»), deverá proceder ao respectivo pagamento, o qual acresce à taxa de inscrição fixada para a Conferência.


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]