2021-11-08
Decorre no próximo dia 15 de novembro, pelas 15:00, no Auditório da Universidade de Évora, o primeiro evento nacional da Conferência Sobre o Futuro da Europa, subordinado ao tema "Migrações e parcerias internacionais".
O evento é promovido pelo Gabinete da Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, a Assembleia da República, o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, a Representação da Comissão Europeia em Portugal, o Conselho Económico e Social, a Associação Nacional de Municípios Portugueses e o Conselho Nacional de Juventude.
A Conferência sobre o Futuro da Europa visa contribuir para um melhor conhecimento das preocupações e anseios da sociedade civil. Esta iniciativa pretende dar prioridade à participação das cidadãs e dos cidadãos, com especial destaque à população jovem, e refletir a diversidade europeia, em termos de origem geográfica, género, idade, contexto socioeconómico e/ou nível de educação. Pretende ainda levar a Europa para lá das suas capitais, chegando a todos os cantos da UE e reforçar a ligação entre a população europeia e as instituições.
Faça a sua inscrição aqui.
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]