Concurso de ideias “Do Artesanato Tradicional à Inovação”

2023-05-03

No sentido de preservar o saber-fazer, a utilização das técnicas e materiais tradicionais, e, ao mesmo tempo, inovar incentivando a sua transformação criativa, a TAGUS dinamiza, juntamente com os Municípios de Abrantes, Constância e Sardoal o concurso de ideias “Do Artesanato Tradicional à Inovação”.

O objetivo é estimular a apresentação de propostas de peças criadas por jovens, dos 15 aos 22 anos, que contribuam para a preservação das artes e ofícios do Ribatejo Interior, numa ótica de diferenciação adaptada às vivências atuais.

Podem ser apresentados a concurso projetos artísticos em 2D ou 3D acompanhados de memória descritiva, até 12 de maio, com base e inspiração no artesanato:

  • Abrantes: Cerâmica – Tijolo Burro artesanal / Seiras e capachos / Registos ou Santinhos do Pego
  • Constância: Bonecas de perna de cana / Mobiliário em madeira e atabua
  • Sardoal: Leques de palha / Malas de Flandres do Sardoal

A memória descritiva deverá referir os tipos de materiais utilizados (sendo um material, pelo menos, utilizado nos objetos originais), as técnicas de construção/elaboração (sendo uma das técnicas, pelo menos, utilizada nos objetos originais), o prazo e custo estimados de execução da obra e o tamanho final.

Até 31.MAI., o júri dará a conhecer os três melhores trabalhos de cada categoria no site da TAGUS.

Os 6 melhores projetos serão submetidos a votação pública, na rede social Facebook AO.RI Artes e Ofícios do Ribatejo Interior, ganhando o que tiver mais reações positivas.

A entrega de prémios será a 17 de junho de 2023.

Saiba mais aqui.






[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]