Comitiva brasileira de Minas Gerais visita projetos de desenvolvimento em meio rural

2016-11-25

De 21 a 24 de novembro, uma comitiva brasileira composta pelo diretor e técnicos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) de Minas Gerais, acompanhada de cinco prefeitos, visitou projetos apoiados pelo MONTE e pela ADREPES.

Tudo começou em junho de 2015, quando o SEBRAE sondou a Minha Terra sobre projetos de referência em Portugal nas áreas do desenvolvimento económico e social, da desburocratização e do desenvolvimento de micro e pequenas empresas, ao qual a Minha Terra respondeu apresentando a rede de associados e a respetiva intervenção. O SEBRAE escolheu visitar projetos implementados nos territórios da MONTE e da ADREPES.

Enquanto “agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, criado para dar apoio aos pequenos negócios do país”, o SEBRAE tem como missão “fomentar a cultura empreendedora, promovendo a competitividade dos pequenos negócios e o desenvolvimento sustentável, para fortalecer a economia nacional”. Nessa linha, promove há anos o “Prémio SEBRAE Prefeito Empreendedor” que visa recompensar gestores públicos que tenham implementado projetos com resultados comprovados de estímulo à criação de pequenos negócios e à modernização da gestão pública contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento económico e social dos seus municípios. Na edição de 2016, foram cinco os prefeitos empreendedores premiados com uma viagem de missão técnica a Portugal para conhecer experiências de sucesso.

I12865-IMAGEM7.JPG

Nos dias 22 e 23 de Novembro, os prefeitos e os representantes do SEBRAE Minas Gerais deslocaram-se respetivamente aos territórios do Monte e da ADREPES. Na manhã de 22, a comitiva foi recebida na Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) pela sua presidente e secretário executivo, por um membro da direcção da Minha Terra e pela coordenadora do MONTE. A missão brasileira ficou assim a conhecer os 14 municípios e atividades da CIMAC; a origem, evolução e linha estratégicas da Minha Terra e dos seus associados; a história, estratégia e intervenção do MONTE, sem nunca perder de vista os princípios do desenvolvimento local e do LEADER. A tarde foi dedicada a visitas no terreno, designadamente à herdade do Freixo do Meio, que aposta na diversificação da atividade de agricultura biológica e na transformação e comercialização dos produtos da herdade, no concelho de Montemor-o-Novo; à cooperativa agrícola e ao castelo de Montemor-o-Novo.

A 23 de novembro, o grupo teve a oportunidade de fazer um reconhecimento do território da ADREPES. O programa estabelecido por esta associação foi composto pela receção do grupo nas suas instalações, visita ao centro histórico de Palmela e três visitas de troca de experiências à exploração agrícola “Recanto da Arrábida”, um produtor do PROVE de Pinhal Novo, no concelho de Palmela, à Quinta de Alcube, propriedade familiar inserida no Parque Natural da Serra da Arrábida com uma adega de vinhos, enoturismo e turismo rural, e à Mecomar, uma empresa familiar dedicada ao comércio de mariscos e bivalves em Sesimbra.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Roda de Diálogo para a Alimentação

2022-09-15 a 2022-09-29, Eventos online

Formação Prática em Planeamento Holístico e Planos de Pastoreio

2022-09-29 a 2022-09-30, Salão da Junta de Freguesia de Mértola

Iniciativa "Há Festa na Aldeia" está de regresso à aldeia de Ul

2022-10-01 a 2022-10-02, Ul, Oliveira de Azeméis

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]