Comissão Europeia propõe 15 mil milhões de euros de reforço para o FEADER

2020-05-27

A Comissão Europeia apresentou nesta quarta-feira, dia 27 de maio, uma proposta para um Fundo de Recuperação, com vista à superação da crise provocada pelo novo coronavírus. Entre os 750 mil milhões de euros propostos para este plano, batizado de “Next Generation EU”, estão 15 mil milhões de euros destinados ao desenvolvimento rural, através de um reforço do FEADER.

O reforço do FEADER servirá para ajudar as áreas rurais da União Europeia a realizar as alterações estruturais necessárias para atingir as metas do Pacto Ecológico Europeu (Green Deal) e concretizar os objetivos de proteção da biodiversidade e de promoção de sistemas alimentares mais saudáveis e sustentáveis.

A proposta inclui também um reforço de 40 mil milhões de euros para o Fundo para uma Transição Justa, com vista a ajudar os Estado-membros a realizar a transição para a neutralidade climática e ainda um complemento de 55 mil milhões para a Política de Coesão, através do desenvolvimento da iniciativa “REACT-EU” a distribuir pelos Estados mais afetados pela crise.

Esta proposta terá ainda que ser discutida pelos 27 Estados-membros, em Conselho Europeu.

Saiba mais aqui.






[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]