Comissão Europeia lança nova edição dos prémios REGIOSTARS

2021-02-10

A Comissão Europeia tem abertas candidaturas, entre 9 de fevereiro e 9 de maio, a mais uma edição dos prémios REGIOSTARS. O objetivo deste galardão é identificar projetos com contributo relevante para o desenvolvimento regional, baseados na inovação e que possam servir de exemplo para outras regiões e promotores.

I13629-REGIOSTARS.JPG

Elisa Ferreira, Comissário da Coesão e Reformas, destacou que estes prémios são fundamentais para evidenciar o contributo dos projetos de âmbito local e regional para os objetivos da União Europeia de criação de uma economia inteligente, "verde" e justa para todos.

O prémio inclui cinco categorias: SMART Europe, para projetos com contributo para o aumento da competitividade de negócios locais num mundo crescentemente digital, GREEN Europe, para projetos que contribuem para a construção de comunidades "verdes" e resilientes, FAIR Europe, para projetos que se destaquem no fomento da inclusão e no combate à discriminação, URBAN Europe, para projetos que promovam sistemas alimentares "verdes", sustentáveis e circulares em contexto urbano e um prémio para a temática desta 14.ª edição do prémio, que é o "Ano Europeu do Transporte Ferroviário", para projetos que se destaquem na promoção da mobilidade sustentável através dos caminhos de ferro.

Podem candidatar-se todos os beneficiários de projetos financiados no âmbito da Política de Coesão e Desenvolvimento Regional da União Europeia. As candidaturas devem ser submetidas pelos coordenadores dos projetos e contar com o apoio da Autoridade de Gestão responsável pelo financiamento.

Saiba mais sobre os prémios e conheça as condições de participação aqui.

Fonte: Página da Comissão Europeia


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Sessões de esclarecimento online sobre os avisos do PDR2020

2022-01-17 a 2022-02-21, Online, Segunda e quintas-feiras

Curso Online "Avaliação e assessoria às explorações pecuárias para adaptação às alterações climáticas”

2022-01-24 a 2022-03-11, Curso online.

Inscrições até 15 de janeiro.
3.º Workshop Regional do Projeto Smart Rural 21

2022-01-27, Ostana (Itália) / Online

Circuito Inter Trail Terras da Chanfana

2022-01-30, Serra da Lousã

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]