Ciclo de Conferências “Compromisso Beira Serra 14-20”

2015-05-21

Aprovada a pré-qualificação da candidatura ao Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), o GAL ADIBER/Beira Serra prepara agora a apresentação da sua Estratégia de Desenvolvimento Local. Conhecida a importância da dinamização de iniciativas que promovam a participação ativa dos cidadãos e dos agentes dos territórios, a ADIBER, em colaboração com os Municípios de Arganil, Góis, Oliveira do Hospital e Tábua, preparou um Ciclo de Conferências designado “Compromisso Beira Serra 14-20”. Numa iniciativa aberta a todos os interessados, realizar-se-á no próximo dia 2 de Junho, pelas 19h30, no restaurante “Chill Out”, em Góis a primeira de um ciclo de conferências.

As conferências serão realizadas sob a forma de jantares-debate, a realizar nos vários concelhos da região, e terão a participação de um convidado especialista na temática a discutir, o qual irá lançar propostas e ideias para o debate, ajudando a identificar novas soluções para o território, num ato que será igualmente de mobilização e incentivo dos seus atores.

Na primeira conferência, que terá como oradora convidada a Presidente da CCDR Centro, Ana Abrunhosa, irá debater-se o impacto que o Portugal 2020 e os seus vários Programas, designadamente o Centro 2020, irão exercer em territórios de baixa densidade com as características da Beira Serra, nomeadamente o papel que os agentes locais devem desempenhar na aplicação das ajudas que serão disponibilizadas para concretizar os seus investimentos e promover o desenvolvimento económico e social destes espaços.

As inscrições estão abertas até ao dia 29 de Maio, e deverão ser feitas junto da ADIBER.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]