Acerca da Minha Terra
Área de Associados

CESE alerta para necessidade de outras políticas complementarem a PAC no desenvolvimento territorial das áreas rurais

2021-05-27

O CESE - Conselho Económico e Social Europeu acaba de publicar um relatório onde analisa os contributos da Política Agrícola Comum (PAC) para o desenvolvimento territorial equilibrado das áreas rurais. A avaliação conclui que, apesar dos vários benefícios da PAC, a política se mostra insuficiente em várias áreas, defendendo a necessidade de uma maior ligação com outras políticas. 

I13720-VISTAXGERAL2.JPG

A publicação, resultado de uma consulta a organizações da sociedade civil e autoridades públicas de cinco países (França, Hungria, Irlanda, Itália e Espanha), e que levou em conta pareceres anteriores, mostra que a PAC apresenta bons resultados em vários aspetos, no combate ao despovoamento, na diversificação da economia das áreas rurais ou na criação de novos mecanismo de governança, mas que a mesma apresenta insuficiências no que toca à resposta a novos desafios económicos, ambientais e societais que estes territórios enfrentam.

O CESE defende a adoção de uma visão holística para o desenvolvimento rural e uma maior ligação e coerência da PAC com outras políticas, objetivos e metas, de forma a que a política seja capaz de responder aos novos desafios, de uma forma adaptada às novas realidades introduzidas pela pandemia (digitalização, teletrabalho, novas tecnologias e novas soluções).

Na publicação é ainda salientado o potencial da abordagem LEADER/DLBC, mas é referida a necessidade de um reforço dos recursos disponíveis e do seu melhor aproveitamento, com o CESE a considerar fundamental o envolvimento das organizações da sociedade civil para a adequada implementação das políticas e a concretizaçãoo dos objetivos das comunidades rurais.

Consulte o relatório em anexo.

Documentos Anexos:

Relatório

Terra Viva 2019

 

I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER

Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





Newsletter

Agenda

Formação para responsáveis políticos "Autoridades locais e implementação do ODS 11"

2021-06-08 a 2021-09-20, Inscrições abertas

Dia Municipal para a Igualdade 2021

2021-10-17 a 2021-10-27, Várias iniciativas por todo o país

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

JER | Jovem Empresário Rural - Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural

Agricultura Familiar: Conhecimento, Organização e Linhas Estratégicas

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4