2021-05-27
O CESE - Conselho Económico e Social Europeu acaba de publicar um relatório onde analisa os contributos da Política Agrícola Comum (PAC) para o desenvolvimento territorial equilibrado das áreas rurais. A avaliação conclui que, apesar dos vários benefícios da PAC, a política se mostra insuficiente em várias áreas, defendendo a necessidade de uma maior ligação com outras políticas.
A publicação, resultado de uma consulta a organizações da sociedade civil e autoridades públicas de cinco países (França, Hungria, Irlanda, Itália e Espanha), e que levou em conta pareceres anteriores, mostra que a PAC apresenta bons resultados em vários aspetos, no combate ao despovoamento, na diversificação da economia das áreas rurais ou na criação de novos mecanismo de governança, mas que a mesma apresenta insuficiências no que toca à resposta a novos desafios económicos, ambientais e societais que estes territórios enfrentam.
O CESE defende a adoção de uma visão holística para o desenvolvimento rural e uma maior ligação e coerência da PAC com outras políticas, objetivos e metas, de forma a que a política seja capaz de responder aos novos desafios, de uma forma adaptada às novas realidades introduzidas pela pandemia (digitalização, teletrabalho, novas tecnologias e novas soluções).
Na publicação é ainda salientado o potencial da abordagem LEADER/DLBC, mas é referida a necessidade de um reforço dos recursos disponíveis e do seu melhor aproveitamento, com o CESE a considerar fundamental o envolvimento das organizações da sociedade civil para a adequada implementação das políticas e a concretizaçãoo dos objetivos das comunidades rurais.
Consulte o relatório em anexo.
Documentos Anexos:
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]