2023-09-06
A Federação Minha Terra integra uma lista de 160 organizações europeias que subscreveram uma carta aberta dirigida à presidente da Comissão Europeia – Ursula von der Leyen, a reivindicar que inclua o compromisso da publicação da lei dos sistemas alimentares sustentáveis, no seu discurso sobre o estado da União no próximo dia 13 de setembro. O objetivo é que antes do final do mandato desta Comissão seja publicado um quadro legislativo na União Europeia que promova uma harmonização das políticas alimentares, integrando critérios de sustentabilidade.
A carta manifesta a preocupação com o atraso em políticas fundamentais, designadamente as do Pacto Ecológico Europeu/Acordo Verde (Green Deal) que promete fornecer alimentos saudáveis e acessíveis aos cidadãos e tornar a Europa no primeiro continente climaticamente neutro em 2050.
O apelo à urgência na publicação do quadro legislativo para sistemas alimentares sustentáveis (FSFS - Legislative framework for sustainable food systems), peça central da estratégia “Do Prado ao Prato” e do próprio Pacto Ecológico, será fundamental para atingir os objetivos climáticos da UE e permitirá às empresas do setor alimentar, aos retalhistas, aos agricultores, aos consumidores e aos decisores políticos desempenhar o seu papel na transição do setor agroalimentar.
Poderá consultar e partilhar a Carta através do link: https://bit.ly/3PqbqwN
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]